Criada pelo Governo Federal, a conta GOV.BR é um ambiente virtual de autenticação digital única, onde o usuário encontra serviços públicos integrados com a plataforma.
A conta GOV.BR é dividida em três níveis, que refletem a forma como ela é criada ou validada e diferenciam algumas características da conta, em relação a items como grau de segurança no processo de validação dos dados do usuário, tipos de serviços públicos que podem ser acessados e as transações digitais permitidas.
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Como mudar de nível na conta GOV.BR
O nível BRONZE é para quem se cadastrou pelo formulário on-line para validação de dados no INSS ou na Receita Federal, ou de forma presencial nas Agências do INSS e nos postos da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).
Nessa categoria, o usuário não consegue realizar serviços como visualizar e compartilhar documentos digitais, fazer assinatura eletrônica ou acessar serviços públicos que exijam maior grau de confiabilidade.
Para aumentar o nível da sua conta gov.br para PRATA ou OURO, você pode usar o próprio aplicativo gov.br e seguir as orientações por lá, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em “Selos de Confiabilidade”.
O primeiro é para aqueles que se cadastraram por reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH), por validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado e, no caso de servidor público federal, por validação dos seus dados com usuário e senha do SIGEPE.
Já o nível OURO é para quem validou por reconhecimento facial para conferência da foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE), por leitura do QR Code da Carteira de Identidade Nacional ou por Certificado Digital de pessoa física compatível com ICP-Brasil.
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