Unsplash
Antes de viajar de ônibus com seu pet, fique atento aos seguintes procedimentos e regras.
Unsplash
Segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo, os tutores devem se informar das regras no estado de origem e no destino do passageiro.
Unsplash
ANTES DE VIAJAR
Antes de comprar as passagens, veja as regras da empresa e cheque se há disponibilidade para embarcar com animais na data da sua viagem.
Unsplash
ANTES DE VIAJAR
Consulte o veterinário sobre medicamentos para tranquilizar o animal. Antes de ir para a rodoviária, vale também reservar ao menos 1h para brincar com o pet e fazê-lo correr até cansar.
Unsplash
DOCUMENTAÇÃO
Até 3 dias antes da viagem, leve o pet a um veterinário no estado do embarque e peça um Atestado Sanitário que comprove sua boa saúde, além dos detalhes sobre as vacinas, como a antirrábica.
Unsplash
COLEIRA DE IDENTIFICAÇÃO
Além da documentação anterior, mantenha uma coleira de identificação no animal, incluindo os nomes do animal e do tutor, além de DDD e número de celular do responsável.
Unsplash
CAIXA DE TRANSPORTE
Verifique se a peça está de acordo com os padrões da viação e lembre-se que o pet deve permanecer na caixa de transporte durante toda a viagem.
Pixabay
BAGAGEM PET
Para conforto do animal, leve objetos como almofadas, brinquedos silenciosos, petiscos secos (sem cheiro) e tapetes higiênicos ou fraldas extras.
Unsplash
PARADAS DE DESCANSO
Aproveite para sair e dar uma volta com o pet, sempre preso à guia. Ofereça água e troque a fralda ou o tapete higiênico da caixa de transporte.
Unsplash
VIAJANDO COM GATOS
Menos adaptáveis às coleiras e guias, os gatos devem ser hidratados na própria caixa de transporte e seu tapete higiênico trocado em ambiente fechado e seguro.
Unsplash
Unsplash
foto: Creative Commons