Arquivo Pessoal
A norueguesa Erika Fatland é daquelas viajantes com disposição para ir onde ninguém passaria as férias.
Arquivo Pessoal
Essa antropóloga e jornalista é autora de ‘A Fronteira’, livro em que relata sua viagem por mais de 60 mil km de fronteiras russas com nações como Coreia do Norte, Cazaquistão e Belarus.
Para contar o que viu do lado de lá, Erika passou por 14 países e 3 repúblicas separatistas, entre os extremos sudeste e noroeste da Rússia.
Arquivo Pessoal
Em ‘Fronteira’, Erika analisa a influência que a Rússia ainda tem sobre nações vizinhas, como a Mongólia, Ucrânia, Azerbaijão, além de países bálticos e escandinavos.
Arquivo Pessoal
Porém, não se trata de um livro sobre a Rússia, mas como esse país altera e alterou a vida das pessoas em áreas invadidas ou em fronteiras, afetando assim a geopolítica mundial.
Arquivo Pessoal
Nenhum dos lugares que visitei estava a salvo de traumas ou cicatrizes em função de sua vizinhança com a Rússia. Sobretudo povos e etnias minoritárias.”
Erika Fatland
‘A Fronteira’ não é só sobre viagens, mas também um livro de História e de histórias de gente que ainda resiste e insiste em viver em terras distantes daquelas fronteiras elásticas.
Arquivo Pessoal