Eduardo Vessoni
A trilha acontece no Pedra Grande, um dos 4 núcleos da Cantareira, uma das maiores florestas urbanas do mundo.
Eduardo Vessoni
A Trilha da Pedra Grande, na zona norte da cidade de São Paulo, tem 6km de extensão (ida e volta) e dificuldade de grau moderado.
Eduardo Vessoni
Para chegar num dos mirantes mais exibidos da cidade, são duas opções: um transfer que sobe por uma via asfaltada ou uma trilha pelo interior da floresta.
Eduardo Vessoni
A trilha, que em certas datas é feita à noite, pode ser autoguiada ou com um monitor (valor pago à parte).
Urbia Parques
Ao longo da caminhada, algumas aberturas naturais na floresta dão ao caminhante uma prévia do cenário que o espera lá no alto.
Eduardo Vessoni
O destaque da trilha é a vista que se tem desse mirante natural sobre uma pedra de granito, a 1.010 metros de altitude, e vista panorâmica da cidade.
Eduardo Vessoni
A caminhada até a Pedra Grande pode ser combinada com uma trilha de 1,5km que dá acesso ao Águas Claras, outro núcleo gerido pela concessionária, em Mairiporã, ao lado da Cantareira.
Eduardo Vessoni
Em abril de 2022, a Cantareira e o vizinho Horto Florestal passaram a ser geridos pela Urbia, que nos próximos 30 anos deve investir R$ 56 milhões nas áreas concedidas.
Eduardo Vessoni
O visitante conta agora com estrutura como escadas rústicas e corrimãos nos trechos mais íngremes, além de bancos de madeira ao longo da trilha.
André Lima
Unsplash
foto: Creative Commons