De 20 de julho a 26 de setembro, o CCBB São Paulo recebe a exposição “Movimento Armorial 50 anos”.
Essa viagem visual tem cerca de 140 obras, como xilogravuras, cordéis, cenários instagramáveis e uma cronologia ilustrada do escritor paraibano Ariano Suassuna.
A exposição ocupará os quatro andares e o subsolo desse centro cultural, no Centro Histórico de São Paulo.
No terceiro andar é possível ver os figurinos (originais e cópias) criados por Francisco Brennand para o filme ‘A Compadecida’, longa de 1969 dirigido por George Jonas.
Planejada para estrear em 2020, a exposição foi adiada pela pandemia e já passou por cidades como BH e RJ.
A exposição apresenta detalhes do ‘Movimento Armorial’, proposta de levar arte erudita à população, a partir das manifestações artístico-culturais populares do Nordeste.
O Movimento está representado na exposição com as iluminogravuras do artista, além de litogravuras, cerâmicas e tapeçarias da esposa Zélia Suassuna e pinturas do filho Manuel Dantas Suassuna.
Artistas como Gilvan Samico também têm obras do período do Movimento, como esse óleo em homenagem a Padre Cícero.
Já o subsolo tem xilogravuras de J. Borges e também a 'Cidade de Cordel', ambiente instagramável criado por Pablo Borges, especialmente, para a exposição.
A temporada no CCBB paulista terá também a “Aula Espetaculosa – do Mendigo ao Pintor”, conduzida pelo artista plástico Manuel Dantas Suassuna.
De SP, a exposição segue para o CCBB de Brasília, de 13 de outubro a 31 de dezembro de 2022.
A exposição tem até uma playlist no Spotify para ser ouvida durante a visita.
texto e edição: Eduardo Vessoni fonte: Assessoria de imprensa / Catálogo da exposição fotos: Divulgação / Reprodução / Unsplash
foto: Creative Commons