Multiple Blue Rings

Ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota:

conheça as diferenças

Unsplash

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), São Paulo tem a maior malha cicloviária do Brasil, com quase 700 km de vias permanentes.

Unsplash

Atualmente, a cidade conta com 667,1 km de ciclovias/ciclofaixas e outros 32,1 km de ciclorrotas voltados para uma frota de mais de 1,6 milhão de bikes.

Unsplash

Conheça as diferenças:

Conheça as diferenças:

Unsplash

Blue Rings

Ciclovia

Pista separada do tráfego comum por um elemento físico. Tem uso exclusivo de bikes e outros ciclos, como as da avenida Paulista e do Rio Pinheiros.

Unsplash

Blue Rings

Ciclofaixa

Faz parte da pista de rolamento, calçada ou canteiro e é exclusiva para ciclos, delimitada por sinalização específica, geralmente, na cor vermelha.

José Cordeiro/SPTuris

Já a Ciclofaixa Operacional de Lazer é uma faixa de tráfego, totalmente, segregada por elementos como cones ou cavaletes.

Fábio Arantes/Secom

Por outro lado, a criticada Calçada Compartilhada é o espaço sobre a calçada ou canteiro central, destinado ao uso simultâneo de pedestres e ciclistas montados.

Reprodução

Blue Rings

Ciclorrota

Sem faixas exclusivas, permite o compartilhamento do espaço viário entre veículos motorizados e bicicletas, interligando ciclovias, ciclofaixas e pontos de interesse.

Unsplash

São Paulo: capital nacional da bicicleta

Divulgação

+ web stories

foto: Creative Commons