MUSEU DA FORD

Esse museu em Detroit, nos Estados Unidos, aborda a evolução da indústria com exibição de automóveis, aviões e carros de corrida.

Ford T Um dos carros mais emblemáticos do século passado é este modelo simples e acessível, conhecido no Brasil como “Ford de Bigode”.

Fabricado entre 1908 e 1927, o Ford T podia chegar a 70 km/h e deu origem à linha de montagem que acelerou e barateou a fabricação de carros.

Esse quadriciclo de 1896 foi a 1ª tentativa de Henry Ford de construir um automóvel a gasolina. O modelo custava $200 e tinha rodas de bicicleta.

No Museu da Ford é possível ver o automóvel dos EUA mais antigo em exposição, uma carruagem a vapor criada por Sylvester Roper, em 1865.

O acervo abriga também carros de outras marcas, como esse Bel Air, um conversível da Chevrolet, de 1956.

Nesse Lincoln, o presidente Kennedy foi assassinado, em 1963. Criada pela Ford, a limusine foi adaptada para ser usada em desfiles presidenciais.

Flivver: Foi criado em 1926, mas o modelo foi considerado caro e perigoso, e Henry Ford abandonou a ideia de produzir um avião “que coubesse no escritório”.

No tour na fábrica, o público acompanha a montagem da F-150 e os testes com robôs que fazem a verificação final da produção desse carro de 3 mil peças.

foto: Ford/Divulgação

Motor City

Detroit, a maior cidade do Michigan, é sede da Ford e já foi considerada a capital mundial do automóvel.

foto: Derek Gauci/Wikimedia Commons

Diversas crises econômicas e a concorrência asiática fizeram do destino uma espécie de cidade fantasma, chegando a declarar falência em 2013.

MUSEU DA FORD

foto: Derek Gauci/Wikimedia Commons

texto e fotos: Eduardo Vessoni fotos extras: Ford e Wikimedia Commons