DIA DO CERRADO

veja atrações

Scribbled Underline

Flávio André de Souza/MTUR

O Dia Nacional do Cerrado é celebrado em 11 de setembro e marca a importância desse bioma para a biodiversidade do Brasil.

Eduardo Vessoni

Embora seja o “berço das águas”, devido às inúmeras reservas subterrâneas de água doce, a região tem sido castigada pelo desflorestamento e queimadas.

Eduardo Vessoni

Em uma área de mais de 2 milhões de km², o Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e ocupa cerca de 24% do território brasileiro.

Eduardo Vessoni

O bioma está presente em estados como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Tocantins, Bahia, Maranhão, Piauí, além do Distrito Federal.

Divulgação

A savana brasileira tem cerca de 11 mil espécies de plantas nativas, 200 de mamíferos e outras 800 de aves.

Eduardo Vessoni

VEJA ATRAÇÕES

BONITO (MS)

Divulgação

A 265 km de Campo Grande, tem flutuações no rio mais cristalino do país, grutas milenares e até um rapel de 72 metros de altura, dentro de um abismo.

SERRA DO RONCADOR (MT)

Área de transição entre a Amazônia e o Cerrado, é uma cadeia montanhosa com trilhas de baixa dificuldade, piscinas naturais aos pés de cachoeiras e sítios arqueológicos.

Eduardo Vessoni

CHAPADA DOS GUIMARÃES (MT)

A menor chapada do Brasil se agiganta em uma sequência de mais de 150 km ininterruptos de paredões de arenito que abraçam a região com muralhas imponentes.

Eduardo Vessoni

JALAPÃO (TO)

O destino é terra de contradições. É desértico e, ao mesmo tempo, fonte de águas cristalinas, daí o título “Deserto das Águas”, onde ficam atrações como cachoeiras, rios e fervedouros.

Eduardo Vessoni

CARAÇA (MG)

A 120 km de BH, entre Catas Altas e Santa Bárbara, o santuário é conhecido pelas trilhas e pelas visitas noturnas do lobo-guará, símbolo do Cerrado.

Divulgação

PERUAÇU (MG)

Reestruturada com mirantes e passarelas, essa área preservada é endereço de arte rupestre e cavernas monumentais.

Edgar Corrêa Kanaykõ/Wikimedia Commons

CHAPADA DAS MESAS (MA)

É daqueles lugares onde cachoeiras lapidam pedras em corredor estreito de cânion, finais de tarde pintam pedra fincada no meio do rio e turista tem a sensação de ser o primeiro a chegar.

Eduardo Vessoni

LENÇÓIS MARANHENSES

O parque nacional é a principal atração desse estado brasileiro e abriga três diferentes tipos de biomas: Cerrado, Caatinga e Amazônia.

Julius Dadalti/Creative Commons

CHAPADA DOS VEADEIROS (GO)

Formada por cinco cidades (Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Colinas do Sul e São João d’Aliança), a região é um dos destinos mais visitados do estado.

Eduardo Vessoni