Atrações de São Paulo para conhecer de metrô e trem

foto: Unsplash

Com 1.500 km² e mais de 12 milhões de habitantes, São Paulo é daqueles destinos que podem assustar quem não está acostumado a circular pela maior cidade da América do Sul.

foto: Unsplash

Mas para cada atrativo turístico sempre tem uma estação de metrô ou de trem para quem não quer dirigir nesta megalópole de 19 milhões de automóveis, aproximadamente.

foto: Unsplash

Medium Brush Stroke

Confira a seguir atrativos para conhecer São Paulo em trajetos do Metrô, CPTM e EMTU.

foto: Unsplash

Centro Histórico (linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô)

As estações Sé e São Bento dão acesso à Catedral da Sé, Pátio do Colégio, onde a cidade foi fundada, e o Mosteiro São Bento, ao lado do Viaduto Santa Efigênia, com vista do Viaduto do Chá.

foto: EDuardo Vessoni

As estações São Bento, Sé e Anhangabaú dão acesso também ao Teatro Municipal e a centros culturais como o da Caixa Econômica, Banco do Brasil e ao mirante do Farol Santander.

foto: Reprodução

Estação São Bento (linha 1-Azul)

É a estação mais próxima para quem visita o Mercado Municipal e a Zona Cerealista.

foto: Rogério Cassimiro/MTur

Avenida Paulista (linha 2-Verde)

Fechada aos domingos para carros, a avenida abriga opções culturais como o IMS, MASP, Fiesp, Centro Cultural Itaú, Casa do Japão e Sesc Paulista.

foto: Unsplash

Fradique Coutinho (linha 4–Amarela)

Localizada na Rua dos Pinheiros, essa estação dá acesso a bares e restaurantes das ruas Joaquim Antunes, Mateus Grou e Mourato Coelho.

foto: Wikimedia Commons

Para quem está disposto a caminhar, a estação fica a poucos minutos do Mercado Municipal de Pinheiros (13 minutos) e do Museu da Imagem e do Som (20’).

foto: MIS/Reprodução

Urbia Parques/Divulgação

Ibirapuera (linha 5-Lilás)

A estação AACD-Servidor fica próximo ao parque mais famoso da capital, endereço de lago, museus e áreas para prática de esportes.

foto: Divulgação

Estação da Luz (linhas 1-Azul e 11 e 13 da CPTM)

Construído a partir do final do século 19, esse prédio neoclássico abriga atrativos como o Museu da Língua Portuguesa, reinaugurado em 2021.

Do outro lado da rua fica a Pinacoteca, o museu de arte mais antigo da cidade, de 1905.  São cerca de 11 mil peças, como obras de Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Almeida Júnior e Candido Portinari.

foto: Unsplash

Estação Liberdade (linha 1-Azul)

Dá acesso ao tradicional bairro oriental da cidade, com destaque para a ampla oferta de lojas e restaurantes japoneses, chineses e coreanos.

foto: Unsplash

EMTU

O serviço Orca Zoo liga o Terminal Jabaquara ao Zoológico, área com mais de dois mil animais, entre aves, répteis, mamíferos, anfíbios e invertebrados.

foto: Deni Williams/Flickr)

Aos sáb., dom. e feriados, passageiros podem embarcar com bikes no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade.

foto: Unsplash

De 2ª a 6ª, o embarque é permitido entre 10h e 16h, e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro por viagem.

foto: Unsplash

* com informações da Secretaria dos Transportes Metropolitanos e do IBGE

+ web stories

foto: Unsplash