Você já foi para Tururu do Sul? Então leia este livro...

LIVRO PARA VIAJAR

Lançado no final de 2021, ‘Irmãs da Chuva’ é o novo livro da jornalista Gabriela Romeu, com gravuras da designer gráfica Anabella Lopez

A obra é sobre as irmãs Feliciana e Damiana que tinham o dom de fazer chover no sertão com suas cantorias.

Pincelada

“Foi do alto da torre, entre o badalar cansado do tempo, que o vento sussurrou tudo o que vou contar.”

(trecho de ‘Irmãs da Chuva’)

Apesar de ser uma ficção, o livro é sobre uma história que acontece em muita beirada de rio. Mas se as irmãs protagonistas não cantarem juntas, o sertão pode até virar mar.

Pincelada

Assim como define a autora, esse livro de estrada pelo interior do Brasil é “um conto de fadas bem brasileiro”,“um conto de encantamento” com amuletos mágicos, encantados e encantarias.

- Gabriela Romeu jornalista e escritora

É uma história inspirada em acontecências de muitos lugares, de mulheres que têm saberes de chuva e sabem rezar para fazer chover.”

Tem mandacaru psicodélico, caminho traçado por bordadeiras e figura do além no meio do buritizal.

É como ver Xul Solar em pleno interior do Brasil. Tem sertão surrealista dos seres fantásticos, dos cenários geométricos e das palavras que até parecem coisa de língua inventada.

Para construir esse sertão fantástico, Anabella Lopez se inspirou em imagens que vão do tarô aos mudras do hinduísmo, dos primeiros cabalistas a Frida Khalo.

Cada livro é um desafio para mim, mas esse foi especial.  Quando são temáticas tão profundas da cultura brasileira, a gente que é estrangeiro fica com essa sensação de quem não tem esse lugar de fala.

Anabella Lopez

“Uma beleza só aquele tanto de cor pintando o sertão”

(trecho de ‘Irmãs da Chuva’)

Pincelada

texto e edição: Eduardo Vessoni ilustrações: Anabella Lopez

Você conhece Tururu do Sul?”

+ web stories

foto: Creative Commons