Barra do Cahy: 1ª praia do Brasil

Secretaria de Turismo de Prado

Durante décadas, Porto Seguro levou a fama de ser a primeira praia do Brasil.

Marcio Filho/MTur

Mas foi na discreta Barra do Cahy, no extremo sul da Bahia, que europeus pisaram, pela primeira vez, em território que viria a se tornar o Brasil.

Eduardo Vessoni

Essa faixa de areia no município de Prado recebeu em 2017 o título de “1ª Praia do Brasil”, onde a tripulação de Pedro Álvares Cabral teria feito a primeira parada antes de chegar em Porto Seguro.

Eduardo Vessoni

Atualmente, a praia abriga a réplica de uma cruz de madeira e um trecho da carta de Caminha, onde se lê: “Barra do Cahy, aqui nasceu o Brasil”.

Secretaria de Turismo de Prado

Os passeios saem de Cumuruxatiba, distrito de Prado, onde o visitante faz passeio em mangues da Barra do Cahy e Corumbau, o último destino da cidade, ao lado de Caraíva, em Porto Seguro.

Eduardo Vessoni

Do mar, ainda dá para ver o histórico Monte Pascoal, o primeiro pedaço de terra visto pelos navegadores portugueses e descrito na detalhada carta de Pero Vaz de Caminha.

Eduardo Vessoni

Na maré baixa, não é raro ver banhistas que seguem a pé ou de bike de Cumuruxatiba, a 12 km dali, e que retornam, no final da tarde, com o apoio de agências locais.

Eduardo Vessoni

O caminho é pela BA-001, estrada beira mar entre Prado e Cumuruxatiba que leva a uma sequência de 9 praias isoladas do extremo sul da Bahia, onde dá para chegar de carro ou de bicicleta.

Eduardo Vessoni

Não deixe de visitar Cumuruxatiba, um dos últimos litorais intactos da Bahia, com suas ruas de areia e praias de águas calmas.

Eduardo Vessoni

7 roteiros imperdíveis na Bahia

Eduardo Vessoni

+ web stories

foto: Creative Commons