Por que as águas de Bonito são tão lindas?

Mato Grosso do Sul

Márcio Cabral

A quase 300 km de Campo Grande, Bonito e Jardim estão sobre um mundo subterrâneo de águas que se infiltram por fraturas de rochas e dão origem a nascentes e rios perenes.

Márcio Cabral

Em outras palavras, prepare-se para águas de alta visibilidade, rios que serpenteiam áreas protegidas e até uma lagoa que a gente nem sabe onde vai dar.

Divulgação

A explicação é a localização da região, encravada entre rochas calcárias que garantem uma cristalinidade à água, vista em poucos lugares do mundo.

Divulgação

O calcário é o responsável pela sedimentação das impurezas nos rios locais e funciona como uma espécie de filtro natural daquelas águas que seguem por corredores subterrâneos.

Divulgação

Para fazer as flutuações nos rios de Bonito não é preciso saber nadar. Basta seguir a correnteza da água, equipado com colete, máscara e snorkel.

Eduardo Vessoni

É possível flutuar nos rios Sucuri (1.800 metros) e da Prata (2,6 km), considerada a flutuação mais longa da região, em Jardim, a quase 50 km de Bonito.

Divulgação

Divulgação

Considerado uma das maiores cavernas submersas do Brasil, o Abismo Anhumas tem acesso por um rapel com motor elétrico por onde o visitante desce 72 metros de altura.

Eduardo Vessoni

No lago interior do Abismo Anhumas é possível fazer flutuação com colete e mergulho com cilindro.

Márcio Cabral

Porém, uma das experiências mais impactantes na região é a Lagoa Misteriosa, em Jardim.

Márcio Cabral

Além de flutuações nessas águas de profundidade desconhecida, a atração tem mergulhos que vão de 8 a 60 metros.

Divulgação

+ web stories

foto: Creative Commons