Astor Piazzolla
100 anos
desenho: MEDIODESCOCIDO/Flickr
Sinônimo de Buenos Aires, Astor Piazzolla é considerado o compositor argentino mais admirado no mundo.
(foto: Gianni Mestichelli / Centro Cultural Kirchner)
Esse artista ficou conhecido por ter revolucionado o tango tradicional com suas criações híbridas que ficaram conhecidas como o“novo tango”.
foto: Tony Valdez/ Centro Cultural Kirchner
María Victoria Alcaraz Diretora Geral do Teatro Colón
“
Astor Piazzolla rompeu todos os modelos”
Curiosamente, seu primeiro contato com o bandoneón foi em Nova Iorque, onde passou parte da infância e seu pai o presenteou com seu 1º instrumento.
foto: Carlos Ebert Flickr
Astor Pantaleón Piazzolla nasceu em Mar del Plata, na Argentina, e sua estreia musical foi em um festival escolar, aos 11 anos, em um teatro da Rua 42, em Nova Iorque.
foto: Centro Cultural Kirchner
A curta amizade entre Piazzolla e Carlos Gardel, outro ícone do tango, começou em Nova Iorque, em 1934, onde o jovem foi convidado para participar do filme “El día que me quieras”.
foto: Wikimedia Commons
O pequeno músico conquistou Gardel, que chegou a convidá-lo para uma turnê pela América, mas o pai de Piazzolla não deixou. Aquela viagem mataria Gardel em um acidente aéreo na Colômbia.
foto: Wikimedia Commons
Mas suas inovações, influenciadas pelo jazz, também foram criticadas por músicos tradicionais que chegaram a chamá-lo de “assassino do tango”, afirmando que suas músicas não eram tango.
“Adiós Nonino” é considerada uma de suas obras mais famosas. A peça foi escrita em Nova Iorque, em 1959, em homenagem a seu pai, cujo apelido era Nonino e havia morrido naquele ano.
foto: Eduardo Vessoni
Até 20 de março, o Teatro Colón de Buenos Aires homenageia o músico com apresentações da Filarmónica de Buenos Aires, Camerata Bariloche, Quinteto Astor Piazzolla e Proyecto Eléctrico Piazzolla.
foto: Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires
As homenagens seguem também no Centro Cultural Kirchner, na capital argentina, com uma exposição multidisciplinar com fotografias, instalações e vídeos.
foto: Centro Cultural Kirchner
O Google também homenageou Piazzolla com um doodle na sua página de busca, um trabalho feito pelo ilustrador José Saccone.