A SP dos Racionais

no novo documentário da Netflix

Reprodução

Nos últimos dias, uma das produções mais vistas no catálogo da Netflix é o documentário “Racionais: das ruas de São Paulo pro mundo”.

Do anonimato na violenta periferia paulistana para a fama, a produção  é uma viagem potente pela carreira dos Racionais MC's, a maior banda de rap do Brasil.

Reprodução

Capão Redondo, distrito a 16 km do Centro, é um dos protagonistas do filme e foi ali que nasceu o futuro rapper Mano Brown.

Reprodução

Mano Brown

Ser cantor era tão distante quanto Júpiter.”

Considerada o berço do hip-hop brasileiro, a estação São Bento do Metrô é um marco na carreira da banda.

Unsplash

Foi ali que Pedro Paulo (Mano Brown) e Paulo Eduardo (Ice Blue) conheceram Edivaldo (Edi Rock) e Kleber (KL Jay), que organizavam bailes na Zona Norte de São Paulo.

Reprodução

“Olha a força do lugar”, descreve Mano Brown no documentário, em referência ao papel da São Bento na difusão do movimento no Brasil.

Reprodução

Mano Brown

Era viver por viver. Do jeito que eu era na época, eu não ia chegar a lugar nenhum.”

O primeiro álbum (“Holocausto Urbano”,1991) levou a banda para turnê em cidades paulistas e o quarteto chegou a abrir o show do Public Enemy no Ginásio do Ibirapuera.

Wikimedia Commons

Outro endereço importante na vida de Mano Brown foi a Galeria do Rock, também no centro paulistano, onde pretos, cabelos, discos e arte dividiam o mesmo espaço.

Unsplash

Ir no Centro era [como] ir para Nova York.”

Unsplash

(Mano Brown em “Racionais: das ruas de São Paulo pro mundo”, novo documentário da Netflix)

Descritos certa vez como “negros, bravos e malvados”, os Racionais são conhecidos não só pelas descrições da realidade na periferia, mas também pelas críticas à polícia.

Wikimedia Commons

Um dos momentos mais tensos da carreira foi a Virada Cultural, na Sé.  O show da banda, na madrugada de 6 de maio de 2007 foi marcada por “tumulto”, “quebra-quebra” e  “confronto do público com a polícia”.

Wikimedia Commons

"Nossos shows mobilizavam as delegacias. Era questão de honra, pode vir quem quiser, menos esses caras aí [os Racionais]”, Mano Brown sobre a perseguiçãopor conta da crítica de suas músicas aos policiais.

Unsplash

Prêmios, troféus e viagens para os EUA, Alemanha e Japão também marcaram a carreira dos Racionais.

Wikimedia Commons

Sem gravar por uma década,  a banda voltou à mídia com a música ‘Mil Faces de um Homem Leal’ para o documentário‘ Marighella’, em 2012.

Reprodução

O clipe foi gravado na Ocupação Mauá, no Centro de SP, e conquistou o VMB da MTV, em 2012.

Wikimedia Commons

Mano Brown

Tá ligado?"

“Racionais: das ruas de São Paulo pro mundo”

Reprodução

APOIE O JORNALISMO PROFISSIONAL

Eduardo Vessoni

+ web stories

foto: Creative Commons