Só tem lá: animais endêmicos do mundo

foto: Domínio Público

Isolados por fatores como clima e barreiras geográficas, animais endêmicos são aqueles só encontrados em uma determinada região, como a Austrália, conhecida pelo alto grau de endemismo.

foto: Eduardo Vessoni

Galápagos Patrimônio Natural da Humanidade e uma das maiores reservas marinhas do mundo, esse arquipélago a mil km do Equador é endereço de tartarugas gigantes centenárias que chegam a 300 kg.

foto: Eduardo Vessoni

Com 7 mil animais catalogados, Galápagos é conhecido também pelas iguanas marinhas, únicas em todo o mundo e encontradas na Baía Tortuga, na Ilha de Santa Cruz.

foto: Eduardo Vessoni

Mara patagônica É um coelho? Um cachorro? Não, é a falsa lebre dos setores áridos do centro e do sul da Argentina, considerada um dos maiores roedores do mundo.

foto: Tiia Monto_Wikimedia Commons

Austrália 80% dos seus animais e plantas são exclusivos desse país na Oceania, como cangurus, coalas (foto), ornitorrincos e o dingo, uma espécie de cão selvagem.

foto: Eduardo Vessoni

A Tasmânia é o menor estado da Austrália e tem animais endêmicos como o vombate, conhecido como os únicos bichos que fazem fezes em forma de cubo.

foto: Eduardo Vessoni

O pademelon, uma espécie de canguru em miniatura, é outro animal que só pode ser encontrado nas florestas da Tasmânia.

foto: Eduardo Vessoni

Mas essa ilha a 240 km ao sul da Austrália é famosa pelo Diabo da Tasmânia, o maior marsupial carnívoro sobrevivente do mundo e que quase foi dizimado por um câncer facial genético raro.

foto: Keresh/Wikimedia Commons

Os hiperativos lêmures são endêmicos de Madagascar, ilha africana no oceano Índico, cujo isolamento garante características não encontradas em outros primatas, como o domínio das fêmeas.

foto: Office du Tourisme de Madagascar

Brookesia Micra

Essa é outra espécie única (e frágil) de Madagascar, considerada o menor camaleão do mundo. Seu comprimento não passa de 2,5 cm.

foto: Wikimedia Commons

O urso branco é o maior do mundo e o principal predador do Ártico, em regiões como Alasca (EUA), Canadá e Groenlândia (Dinamarca).

foto: Aweith/Wikimedia Commons

Tigre siberiano Esse felino orginal da Rússia oriental é uma das espécies ameaçadas de extinção. Segundo a WWF, existem apenas 450 desses animais na natureza.

Panda Sua vulnerável população de menos de 2 mil espécies vive nas florestas da China e cada indivíduo chega a comer até 38 kg de bambu por dia.

Animais endêmicos

fontes: WWF, SIB (Parques Nacionales de Argentina) e Viagem em Pauta