Unsplash
Classificados para a semifinal da Copa no Catar pelos grupos C e F, respectivamente, Argentina e Croácia se enfrentarão no Estádio Nacional de Lusail, a 20 km de Doha, capital do Catar.
FIFA/Reprodução
O jogo acontece na próxima terça-feira, 13 de dezembro, às 16h (horário de Brasília) e promete fortes emoções para jogadores e torcedores.
Unsplash
Considerada uma das favoritas ao título de campeã mundial pela Copa 2022, a Argentina é também endereço de alguns dos cenários mais surpreendentes do continente. Mas a rival Croácia não fica atrás no assunto cenários naturais impressionantes.
Unsplash
Lagos de Plitvice (Croácia)
É o mais antigo e o maior parque nacional do país, conhecido pela sequência de 16 lagos conectados por cachoeiras de todos os tamanhos.
Unsplash
Argentina
O país também tem sua versão de lagos cobiçados por turistas como a travessia andina com sete etapas (lacustres e terrestres), entre Puerto Varas (Chile) e San Carlos de Bariloche (Argentina).
Unsplash
Mar Adriático (Croácia)
Entre a Itália e a Península Balcânica, tem baías abrigadas, águas calmas e marinas bem estruturadas, condições que colocaram o país na lista dos melhores pontos do mundo para velejar.
Divulgação
Argentina
As navegações mais famosas são os passeios no Lago Rico até o Glaciar Perito Moreno, e os de observação de baleias em Puerto Madryn e Puerto Pirámides (de jun. a dez.), ambos na Patagônia.
Unsplash
Dubrovnic (Croácia)
Essa cidade rodeada por muralhas, no sul do país, teve aumento de turistas depois que serviu de cenário para a série ‘Game of Thrones’.
Divulgação
Argentina
Já Epecuén é uma vila fantasma com apenas um morador, na Província de Buenos Aires, que foi alagada em 1985 pelo rompimento dos muros de contenção desse balneário, após um temporada de chuvas fortes.
Creative Commons
Na Croácia, a lista de cenários surpreendentes segue em Zadar, cidade histórica que tem um órgão tocado pelas ondas do mar; e Pula, com o único anfiteatro romano que ainda tem 4 colunas inteiramente preservadas.
Creative Commons
Na Argentina, o turismo surpreende na Ruta 40, maior estrada do país, cujos 5.224 km vão da Patagônia à fronteira com a Bolívia; e a bela Quebrada de Humahuaca com suas montanhas multicoloridas em povoados anteriores aos incas.
Eduardo Vessoni
Unsplash
Eduardo Vessoni
foto: Creative Commons