Projeto Baleia Jubarte
Águas quentes, rasas e tranquilas. Se você que é daqui mesmo não perderia a chance de passar férias num lugar desse, imagina aqueles gigantes que vêm de longe para criar filhotes.
Projeto Baleia Jubarte
De junho a novembro, o extremo sul da Bahia é destino de milhares de baleias-jubarte que deixam as águas frias da Antártica para amamentar filhotes e se reproduzir no Brasil.
Unsplash
É por esse motivo, dizem, que as baleias-jubarte são… brasileiras.
Unsplash
A 250 km de Porto Seguro, Caravelas é base de quem embarca nos passeios de observação de baleias, rumo a Abrolhos, o maior berço reprodutivo do Atlântico Sul.
Unsplash
Unsplash
As jubarte com comportamento migratório podem ser encontradas em todos os oceanos do planeta, algumas nos hemisférios Norte ou Sul, outras nos oceanos Atlântico ou Pacífico.
Unsplash
A plataforma continental que avança por até 150 km da costa baiana forma uma verdadeira piscina para a criação de filhotes, em águas quentes e rasas.
Unsplash
Esses animais são conhecidos pelos cantos produzidos pelo machos, tanto para atrair uma fêmea como para afastar outros machos.
Unsplash
Já tem uma série de estudos que avaliam que a música é complexa, com sonetos, com estrofes que se repetem e evoluem, a cada temporada.”
Eduardo Camargo - coordenador do Projeto Baleia Jubarte
O salto é outro comportamento das baleias-jubarte.
Unsplash
Para a bióloga e mergulhadora Luciana Fuzetti, existem várias teorias que explicam esses shows aéreos.
Unsplash
Para alguns pesquisadores, isso faz parte do ritual de acasalamento; para outros, é uma forma de se livrarem de cracas ou parasitas do corpo.
Unsplash
Projeto Baleia Jubarte
foto: Creative Commons