FIFA/Reprodução
Nesta quinta-feira (24/11), o Brasil estreia na Copa 2022 jogando contra a Sérvia, no Estádio Lusail, no Catar.
Lucas Figueiredo_CBF
Sob direção do técnico Dragan Stojković, esse país dos Bálcãs faz parte do Grupo G da Copa do Mundo, assim como Suíça, Camarões e Brasil.
FIFA/Reprodução
Essa é a 3ª Copa da Sérvia como nação independente. Antes das edições de 2010 e 2018, o país jogou como Seleção Iugoslava (Eslovênia, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Macedônia, Montenegro e Sérvia).
Unsplash
Sua estreia na Copa de 2010 frustrou as expectativas desse país que também é fã de futebol, eliminado logo na primeira fase do mundial.
Unsplash
Porém, em 2010, o polvo “vidente” Paul previu que a Sérvia venceria a Alemanha na Copa na África do Sul. O resultado final foi 1 x 0.
Creative Commons
Observe que quase todos os jogadores da seleção sérvia tem um sobrenome terminado em “-ić”. O sufixo é um diminutivo eslavo que indica, por exemplo, que Petrović é o ‘filho de Petar’.
@dusantadic/Instagram
Fundada por volta de 279 a.C., a atual capital Belgrado é considerada uma das cidades mais antigas da Europa. É conhecida também como endereço de umas das melhores vidas noturnas do continente.
Unsplash
Os sérvios são considerados um dos povos mais hospitaleiros do mundo e recebem visitas com um excesso de comida e bebida, independente da sua situação financeira.
Unsplash
É um dos três maiores produtores de framboesa do mundo, atrás apenas da Rússia e do México. Segundo o site Atlas Big, anualmente, são quase 18 mil kg colhidos para cada sérvio.
Unsplash
Diz a lenda que o primeiro vampiro da História nasceu em Kisiljevo, no nordeste sérvio.
Unsplash
A origem seria a morte do camponês Petar Blagojević, em 1725, seguida pelo falecimento de outras 9 pessoas do vilarejo.
Aliás,o gosto por histórias sobrenaturais se confirma com a Devil’s Town (‘Cidade do Diabo’), uma formação rochosa com mais de 200 estruturas que, dizem, teriam sido petrificadas pelo Diabo.
Wikimedia Commons
Um dos destinos mais curiosos na Sérvia é Gostusa, um vilarejo histórico de apenas 139 habitantes, onde todas as casas são feitas de pedras encaixadas.
Serbia.com
O leste do país abriga o mais longo desfiladeiro de toda a Europa. O Djerdap Gorge (ou também ‘Portão de Ferro’) é uma passagem de 100 km de extensão pelo Rio Danúbio até a fronteira com a Romênia.
Visit Serbia
E por falar em títulos naturais, a Sérvia abriga também os maiores arcos de pedra da Europa. Os portões de Vratna foram esculpidos pelas águas do rio Vratna e podem chegar a 34 metros de altura.
Visit East Serbia
Eduardo Vessoni
foto: Creative Commons