CAVERNAS DO BRASIL

Segundo a Sociedade Brasileira de Espeleologia, o país tem 8.100 cavernas registradas, a maior parte delas em Minas Gerais e São Paulo.

Só na região Sudeste do Brasil são 3.270 cavernas secas ou molhadas.

É o estado com maior número de cavernas catalogadas no Brasil (2.458) e abriga essa caverna no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Januária.

GRUTA DO JANELÃO (Minas Gerais)

Essa caverna  com 511 metros abertos à visitação, em Lagoa Santa, é uma das descobertas de Peter Lund, o pai da paleontologia e da espeleologia brasileiras.

GRUTA DA LAPINHA (Minas Gerais)

Fica a a 295 km da capital paulista e é considerada a maior do estado (6.237 metros de extensão, dos quais 600 metros estão abertos para visita).

CAVERNA DO DIABO (São Paulo)

Goiás é o estado com o maior número de cavernas do Centro-Oeste (843) e tem experiências como a Caverna do Funil, em Mambaí, que dá acesso à parte traseira de uma cachoeira.

Tem entrada vertical por um rapel negativo de 72 metros de altura e é considerada uma das maiores cavernas submersas do Brasil.

ABISMO ANHUMAS (Mato Grosso do Sul)

Flutuação e mergulhos com cilindro podem ser feitos nessa lagoa com profundidade ainda desconhecida (o mergulho mais profundo até hoje foi a 220 m).

LAGOA MISTERIOSA (Jardim/MS)

A Lapa da Angélica é considerada uma das 10 maiores cavernas do Brasil (14.100 m) e a maior de Terra Ronca.

SÃO BERNARDO (Goiás)

Às margens do Rio São Francisco, abriga um santuário conhecido pelas romarias até seu interior.

BOM JESUS DA LAPA (Bahia)

Conhecida por suas cachoeiras, platôs e cânions, a Chapada Diamantina abriga essa que é uma das cavernas brasileiras com maior variedade de espeleotemas.

GRUTA DA TORRINHA (Bahia)

texto e edição: Eduardo Vessoni fotos: Eduardo Vessoni / Divulgação / Wikimedia Commons / Flickr