Reprodução
Entre os dias 19 de outubro e 1º de novembro, São Paulo recebe a 47ª Mostra Internacional de Cinema.
Reprodução
Ao todo, serão 362 títulos de 96 países, exibidos em salas como Espaço Itaú de Cinema, Reserva Cultural, Cine Clube Cortina e Cine Satyros Bijou, entre outros.
Unsplash
Dos mais de 300 filmes dessa edição, cerca de 25 títulos têm viagens como pano de fundo.
Reprodução
Éléonore dirige pela estrada, quando seu carro quebra na Bretanha, na França, e ela aluga um bangalô em um camping, onde, dizem, vive um ser mitológico.
Para esse filme-monumento, Júlio Bressane usou suas obras editadas em ordem cronológica, mas logo começou a retroceder e a avançar.
Jaya tinha um talk show na TV que acabou quando um desastre atingiu as Filipinas. Para se recuperar financeiramente, decide atravessar o país para participar de um concurso de beleza, na esperança de conquistar o dinheiro da premiação.
Um grupo embarca numa viagem trágica, ainda que bem-humorada, desencadeada pelo encerramento da última mina de carvão alemã.
Nessa história que se divide entre dois continentes, duas comunidades e duas vidas interiores distintas, na Tanzânia e nos Laos.
O documentário acompanha essa poeta uruguaia que, aos 99 anos, apresenta seu trabalho em uma viagem ao redor do mundo e relembra a sua trajetória.
Ao viajar, Oscar deixa seus bens mais preciosos com o amigo Lucas, que, pela fotografia, encontra uma maneira de capturar a luz que observa ao redor.
Hanna e Liv fazem um mochilão pela Austrália e, quando o dinheiro acaba, decidem pegar um trabalho temporário como atendentes em um bar de uma cidade mineradora isolada no interior.
A família de Zeynep embarca em uma viagem de veleiro, nessa que é a última chance do pai, um jornalista dissidente condenado à prisão, de se reaproximar das filhas.
Cansado da rotina da vida familiar, um casal decide passar umas férias curtas na Sicília e a viagem se transforma em um retrato das neuroses e excentricidades.
A relação de Robert e Klaudia se vê abalada pela pandemia, até que um antigo amigo propõe uma viagem pela Europa, onde todos reavaliam a vida.
Sam conhece Amal, uma menina de 12 anos que se perdeu da família durante a guerra na Síria, e parte com ela para a Suécia para tentar encontrá-los.
A cineasta iraniana Negin Ahmadi parte em uma viagem pessoal até a zona de conflito no norte da Síria para questionar o que significa ser uma mulher.
Cinco adolescentes fazem uma audaciosa viagem de 800 km até a costa do Pacífico, em uma van com a luz de freio quebrada, atravessando paisagens dos EUA.
Depois que o último filho sai de casa, a matriarca Chiara decide acompanhar o marido em suas viagens como vendedor pelos botecos da Serra Gaúcha.
Numa mesa de bar, o velho Adoniran Barbosa conta a um jovem garçom histórias de uma São Paulo que já não existe.
Em uma viagem da escola para Washington, Lillian tem seu 1º vislumbre sobre os EUA. Ela acaba fugindo da turma e embarca em uma jornada absurda pelas cidades e florestas da costa leste do país.
É uma história de amor no sertão brasileiro, entre o trabalhador rural Etevaldo e Maria, que fogem para viverem um amor proibido.
Esse drama fantástico acompanha David que, ao visitar sua cidade natal, Fortaleza, é surpreendido pela pandemia de Covid-19 e se vê obrigado a procurar o pai, Geraldo, de quem não tem notícias há mais de dez anos.
Esse doc acompanha o bailarino e coreógrafo António Tavares numa viagem às várias ilhas em busca das danças espalhadas pelo arquipélago de Cabo Verde.
Ingeborg Bachmann e o dramaturgo Max Frisch partem em uma viagem pelo deserto. Nessa travessia, Ingeborg encontra um caminho de volta a si mesma e —sobretudo — à sua escrita.
Uma narrativa memorial sobre a viagem realizada ao Marrocos nos anos 1970 por Jarda Ícone, artista, sexóloga e roqueira octogenária, e Lírio Terron, ativista pelos direitos humanos.
Uma mulher com esdrúxulos superpoderes, uma tartaruga com TOC e uma nuvem com incontinência pluviométrica fazem uma insólita jornada até as profundezas do oceano.