Incêndio no Santuário do Caraça (MG) completa 55 anos

Divulgação

Conhecido pelos encontros com o lobo guará, o Santuário do Caraça, a 120 km de Belo Horizonte, guarda uma das histórias mais marcantes da região.

Divulgação

No próximo domingo (28/5), esse atrativo histórico relembra os 55 anos do grande incêndio que dizimou o antigo Colégio do Caraça, atual Santuário do Caraça.

Divulgação

Naquela noite de 1968, o incêndio começou com um pequeno fogareiro elétrico esquecido ligado, dando início ao alvoroço que tomou conta do local.

Divulgação

Entre as instalações atingidas estavam locais como o Museu de História Natural, farmácia, gabinete dentário, enfermaria, salões de estudo, dormitórios e biblioteca.

Divulgação

Porém, o acervo de cerca de 15 mil obras da biblioteca foi salvo pelas pessoas que testemunharam a tragédia que, felizmente, não fez nenhuma vítima.

Divulgação

Em 1970, porém, o Caraça retomou sua vocação histórica e se tornou centro de peregrinação, cultura e turismo.

Divulgação

Desde então, as ruínas do colégio seguem de pé e as estruturas foram adaptadas, preservando as paredes da antiga construção, onde hoje funciona o museu, a biblioteca e o auditório.

Divulgação

Atualmente, o atrativo mineiro é uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), focado na educação e preservação ambiental.

Divulgação

+ web stories

foto: Creative Commons