a fábrica de hits

MOTOWN

foto: Domínio Público

Localizado em Detroit (EUA), o estúdio Motown é uma viagem pela música negra dos anos 60, de onde saíram sucessos de Michael Jackson, Stevie Wonder, Marvin Gaye e Diana Ross.

foto: Eduardo Vessoni

Foi ali que nasceram hits como ‘Please, Mrs. Postman’ (The Marvelettes), ‘Baby Love’ (The Supremes) e ‘ABC’ (Jackson 5).

foto: Eduardo Vessoni

Desde 1985 o estúdio abriga o Motown Museum, inaugurado por Esther Gordy Edwards, irmã de Berry Gordy (foto), fundador do Motown Records.

foto: Creative Commons

Aberto em 1959 com US$ 800 emprestados pela família de Gordy, Motown seria a maior gravadora independente e Top 100 da Billboard, em menos de dez anos de existência.

foto: Eduardo Vessoni

O primeiro sucesso do estúdio foi ‘Money – That’s What I Want’ de Barrett Strong, gravado também pelos Beatles.

foto: Creative Commons

Na garagem funcionava o Studio A, origem de mais de 180 hits musicais, como My Girl (Temptations), I Heard It Through The Grapevine (Marvin Gaye) e ABC (Jackson 5).

foto: Eduardo Vessoni

O estúdio era uma fábrica de hits, em funcionamento durante 24 horas por dia, e só fecharia as portas com a mudança da sede para Hollywood, em 1972.

foto: Eduardo Vessoni

Em 1965, os próprios engenheiros de som de Motown criaram essa mesa de oito canais, o que garantiu à casa o título de primeira gravadora a contar com tal tecnologia.

foto: Eduardo Vessoni

O museu guarda curiosidades como o chão de madeira danificado pelas batidas dos pés de Berry Gordy e o buraco no teto que servia como estúdio alternativo na captação de palmas e estalar de dedos.

foto: Eduardo Vessoni

O local exibe também a máquina que Stevie Wonder tateava os botões para retirar seu chocolate preferido, o Baby Ruth, e o chapéu Fedora de Michael Jackson, doado com um cheque de US$ 125 mil .

foto: Motown Museum

Motown é um trocadilho com o nome pelo qual Detroit ficou famosa, “Motor City”, em referência ao título  de “berço do automobilismo americano”.

foto: Eduardo Vessoni

foto: Eduardo Vessoni