MUSEU DO ALIEN

Recentemente, o cineasta Ridley Scott anunciou que deve voltar a dirigir uma sequência para a franquia ‘Alien’, filme que estreou no cinema em 1979.

Com o lançamento de uma nova plataforma de streaming, a Walt Disney Company está investindo em conteúdo adulto e adquiriu os direitos de obras como ‘Alien’ e ‘O Predador’.

O alienígena que perseguia a tripulação da nave Nostromo é uma criação do artista suíço Hans Ruedi Giger, ganhador de um Oscar de efeitos visuais, em 1980.

O artista, morto em 2014, tem seu acervo em exposição no HR Giger Museum, localizado em um castelo da pequena cidade de Gruyères, na Suíça francesa.

HR Giger Museum

Esse museu, a 147 km de Zurique, tem 3 andares com paredes escuras e chão coberto com hieróglifos em alto-relevo.

O destaque do museu é o Alien original usado no filme de estreia da franquia, em 1979.

As coisas assustadoras me satisfazem”

(Giger no documentário “H.R. Giger Revealed”)

Giger é o artista por trás do design de obras como “Alien” (1979) “Alien³” (1992) e “Prometheus” (2012), filme de Ridley Scott que explica a origem do alienígena.

Escultor, cenógrafo e pintor, H. R. Giger era conhecido por suas obras detalhistas de tons sombrios e surrealistas, inspiradas em seus próprios pesadelos.

Em frente ao museu fica o HR Giger Museum Bar, réplica de uma caverna com decoração  inspirada em elementos das obras de Giger.

O bar tem estrutura em forma de esqueleto, concreto polido que imita uma pele animal e abriga as famosas cadeiras Harkonnen, com encostos que parecem uma medula espinhal.

texto e fotos: Eduardo Vessoni

HR Giger Museum