Museu do Queen
De 79 a 93, o Queen foi proprietário do Mountain Studios, local de gravação em Montreux, na Suíça, que a banda adquiriu na pós-produção do álbum “Live Killers”.
foto: Divulgação
A geografia isolada dessa cidade às margens do lago Genebra se tornaria um refúgio tranquilo para a banda seguir produzindo seus trabalhos, diante da fama internacional.
foto: Eduardo Vessoni
Atualmente, o espaço abriga um museu dedicado à banda, uma viagem por um acervo com figurinos, letras escritas a mão e documentos.
foto: Eduardo Vessoni
Queen The Studio Experience
Figurino feito pela designer Zandra Rhodes e usado por Freddie Mercury no tour da banda no Reino Unido, em 1974.
foto: Eduardo Vessoni
Letra da canção “A winter’s tale”, uma das últimas composições de Mercury no Mountain Studios.
foto: Eduardo Vessoni
No museu dá para ver também a sala de mixagem com o gravador analógico de 24 faixas Studer A80 original.
foto: Richard Gray/The Studio Experience
Um dos destaques é o círculo no chão que indica o ponto exato em que Freddie Mercury gravou seu último vocal, em maio de 1991, na canção “Mother Love”.
foto: Eduardo Vessoni
Do lado de fora, a fachada ainda guarda tributos dos fãs a Freddie Mercury.
foto: Eduardo Vessoni
foto: Eduardo Vessoni
No estúdio, o Queen gravou sete álbuns, incluindo sucessos como “Innuendo”, de 1991, e “Made in Heaven”, trabalho que Freddie Mercury não chegou a ver concluído em vida, lançado em 1995.
foto: Eduardo Vessoni
Por ali, passaram artistas como AC/DC, David Bowie, Led Zeppelin, Nina Simone e Rollings Stones.
Letras escritas por Brian May e Roger Taylor, e o jogo de palavras cruzadas usado pela banda durante as gravações também podem ser vistos no museu.
foto: Divulgação
A cerca de 200 km de Zurique, na Suíça, Montreux tem também uma estátua em bronze em homenagem ao vocalista do Queen, feita pela escultura checa Irena Sedlecká.
foto: Eduardo Vessoni
Desde 1967, a cidade é sede do Montreux Jazz Festival, que recebe, durante duas semanas, cerca de 250 mil visitantes em palcos fechados e ao ar livre.
foto: Eduardo Vessoni