Museu na Dinamarca é viagem pelos contos de fadas 

fotos: Divulgação

Jardins mágicos, arquitetura em forma de onda e histórias contadas debaixo da terra. Parece conto de fadas, mas é museu.

Inaugurado em 2021, em Odense, na Dinamarca, a H.C. Andersen’s House é uma viagem cenográfica pelo mundo do autor de ‘A Pequena Sereia’ e ‘O Patinho Feio’.

Em uma área de 9 mil m², dos quais dois terços são subterrâneos, é o único do gênero e um dos mais ambiciosos projetos museológicos dos últimos tempos.

Considerada uma exposição em si, a arquitetura tem projeto assinado pelo japonês Kengo Kuma e foi inspirada no conto “O Isqueiro", de Andersen.

Design, luz, som e imagens são as bases dos trabalhos dos 12 artistas de diversas nacionalidades envolvidos no projeto da H.C. Andersen’s House.

Um deles é o brasileiro Henrique Oliveira, paulista conhecido pelas obras tridimensionais com madeira reciclada, como a que ele expõe no museu, inspirada no conto “O Isqueiro".

Norbert Miguletz/Reprodução

Henrique Oliveira cria instalações artísticas que transformam os lugares em que estão instaladas.”

Henrik Lübker - Diretor Criativo

A experiência sensorial no museu se completa com o serviço de fone de ouvido com áudios que integram o visitante às múltiplas instalações do museu.

Para as crianças, o espaço Ville Vau tem jogos e salas com cenários e adereços para os pequenos brincarem.

Conheça a "Rota dos Contos de Fadas" na Alemanha

Eduardo Vessoni

+ web stories

foto: Creative Commons