Patrono das comunicações no Brasil e espécie de Gandhi brasileiro, Cândido Rondon volta à cena nessa minissérie da HBO em quatro capítulos.
foto: Domínio Público
Dirigida por Bruno Barreto, a série conta a história da “Expedição Científica Rondon-Roosevelt”, a perigosa viagem do ex-presidente Theodore Roosevelt com o brasileiro Cândido Rondon.
HBO/Divulgação
Com 5 meses de duração e cheia de perrengues, a expedição na Amazônia buscava a foz do rio da Dúvida, curso d’água de extensão até então desconhecida.
HBO/Divulgação
A comitiva testou seus limites físicos e mentais em meio a ataques de animais selvagens, encontros com índios, corredeiras mortais, doenças e uma floresta amazônica que sempre cobra seu ingresso.
HBO/Divulgação
Até a primeira metade do século passado, a Amazônia e o miolo do Brasil eram terras sem comunicação com o restante do país.
foto: Unsplash
É nesse contexto que Rondon se tornaria uma espécie de novo descobridor do Brasil com suas complexas expedições para instalação de telégrafos em áreas remotas.
foto: Domínio Público
Patrono das comunicações no Brasil e espécie de Gandhi brasileiro, Rondon esteve em dezenas de expedições na Amazônia e rodou mais de 40 mil km “a pé, em canoas e no dorso de mulas”.
foto: Domínio Público
Após a quarta semana de exibição, “O Hóspede Americano” ficará disponível na íntegra para assinantes da HBO Max.
HBO/Divulgação
A produção exclusiva da HBO tem Aidan Quinn como Theodore Roosevelt, Chico Diz (Rondon), Chris Mason (Kermit Roosevelt), Dana Delany (Edith Roosevelt) e Theodoro Cochrane (Paixão).
HBO/Divulgação
CÂNDIDO RONDON
“