PARQUE NACIONAL DE SÃO JOAQUIM
Santa Catarina
foto: Renato Soares/MTUR
Em julho, esse parque na região serrana de Santa Catarina completa 60 anos e foi criado para proteção dos remanescentes de Matas de Araucárias.
foto: Otávio Nogueira/Flickr
Localizado em cidades como Orleans, Grão Pará e Lauro Müller, o parque tem acesso por Urubici e Bom Jardim da Serra.
foto: Vinícius Bustamante/Creative Commons
O parque é conhecido pelo Morro da Igreja (Urubici), um dos pontos mais frios do país e de onde pode ser vista a Pedra Furada (Orleans), portal natural de cerca de 30 metros de diâmetro.
foto: Wikimedia Commons
A Trilha da Pedra Furada (6,2 km, ida e volta) tem dificuldade alta e dá acesso à formação mais famosa do parque, com vistas exclusivas dos paredões da Serra Geral.
foto: Otávio Nogueira/Flickr
De 1 a 8 km de extensão, as trilhas do Recanto Santa Bárbara ficam no setor central do parque e são conhecidas pela mata de araucárias e cachoeiras em campos de altitude.
foto: Wikiloc/Reprodução
Trilha do Morro Comprido
destaques: caminhada contemplativa até o cume do Morro Comprido, com vista da Serra Geral
extensão: 7,3 km (ida e volta)
dificuldade: alta
Trilha do Rio do Bispo
destaques: matas de araucária até a cachoeira Arroio Boca da Serra
extensão: 7,3 km (ida e volta)
dificuldade: moderada
Fica próximo da Serra do Rio do Rastro, a 1.590 metros de altitude, e tem acesso apenas a pé ou a cavalo, por trilhas a partir de fazendas locais.
oto: João Lostada/Wkimedia Commons
Cânion do Funil
A 27 km de Urubici fica a Serra do Corvo Branco, na divisa com o município de Grão-Pará, que abriga a maior fenda em uma rocha arenítica do Brasil, um corte de 90 metros de altura.
foto: Prefeitura de Urubici/Reprodução
A partir de Urubici, em direção ao litoral, o destaque é a descida vertiginosa dos 73 km da Serra do Rio do Rastro, que pode ser vista no Mirante da Serra, no início da estrada, em Lauro Müller.
foto: Rosanetur/Flickr
Para celebrar os 60 anos do parque, a Rede de Amigas e Amigos do Parque São Joaquim programou eventos online com especialistas, pesquisadores e ambientalistas, entre 5 e 9 de julho.