Por que a Panair deixou de voar?

Coleção Panair do Brasil

A companhia aérea Panair do Brasil funcionou entre 1930 e 1965, e era a marca brasileira mais famosa no exterior.

Coleção Panair do Brasil

Seus voos para destinos do Oriente Médio, Europa e América do Sul eram um evento social e tinham listas de passageiros publicadas em jornais da época.

Coleção Panair do Brasil

Mas daí chegou a ditadura militar e colocou, para sempre, a empresa no chão.

Arquivo Nacional

Não se espatifou no chão, naturalmente, por enfermidade. Foi abatida enquanto alçava voo.”

Daniel Leb Sasaki - autor do livro ‘Pouso Forçado’ (editora Record)

Arquivo Nacional

Em fevereiro de 1965, o presidente Castelo Branco suspendia as concessões da Panair, sob a alegação de endividamento e falta de segurança, em uma manobra que favorecia as aéreas concorrentes.

Para o jornalista Daniel Sasaki, a falência decretada pelo juiz Mário Rebello foi “um golpe sobre o golpe”, já que na época a aérea empregava 5 mil pessoas e tinha aeroportos próprios e serviços de correio aéreo.

Na época do fechamento, a frota da Panair contava com 24 aviões e voava para 14 países, em 4 continentes.

Coleção Panair do Brasil

Cinco anos antes de fechar, contabilizava quase 6 mil travessias do oceano Atlântico e o piloto Coriolano Tenan se orgulhava de suas mais de 26 mil horas de voo.

Coleção Panair do Brasil

Com a aquisição da oficina mecânica Celma, em 1957, passou a ter também a maior estrutura aeronáutica de manutenção de motores do Brasil, uma espécie de autorizada na América Latina pelas fabricantes mundiais.

Coleção Panair do Brasil

O caso foi considerado arbitrário e sem nenhum amparo legal, e era visto como perseguição política aos sócios Celso da Rocha Miranda e Mário Wallace Simonsen, identificados com os governos de JK e João Goulart.

Coleção Panair do Brasil

Conhecido como “a 1ª perseguição da ditadura militar contra uma empresa”, o caso causaria também uma crise humanitária no Norte do Brasil.

Coleção Panair do Brasil

Com o fechamento da aérea, o Brasil deixava de contar com voos que, desde o início dos anos 30, eram operados com hidroaviões na Amazônia para levar suprimentos a pontos isolados do país.

Coleção Panair do Brasil

Onde pousavam os aviões quando não existiam aeroportos?

 + web stories