Qual seu perfil de viajante de ônibus?
O Estudo de Hábitos de Consumo, encomendado pela Marcopolo, identificou 5 categorias de viajantes de ônibus brasileiros.
De acordo com o estudo, mesmo com as preocupações sanitárias, as viagens de ônibus são as preferidas de 64% dos entrevistados.
A análise levou em conta uma amostra de 1.810 comentários realizados nas principais redes sociais, entre janeiro e setembro de 2020.
5
INSEGUROS Apontam medo de viajar, muitas vezes relacionado ao incômodo gerado por outros passageiros. Dez vezes mais mulheres relataram também medo de “viajar sozinha", devido a assédio em ônibus.
EXECUTIVOS Passageiros que gostam de viajar de ônibus, mais pela produtividade do que pela introspecção, como tomadas nos assentos, WiFi e cabines executivas ou leitos.
4
3
REFLEXIVOS Principal grupo de opiniões positivas, preferem viajar olhando pela janela, ouvindo música ou vendo vídeos no percurso. São considerados os mais saudosistas, em tempos de pandemia.
2
DESCONFORTÁVEL Passageiros que relatam cansaço, desconforto ou enjoo durante longas viagens.
1
EXIGENTES Grupo formado por comentários de pessoas que participaram da discussão sanitária envolvendo ônibus durante a pandemia. Exigem uso da máscara e protocolos de biossegurança.