Qual seu perfil de viajante de ônibus?

O Estudo de Hábitos de Consumo, encomendado pela Marcopolo,  identificou 5 categorias de viajantes de ônibus brasileiros.

De acordo com o estudo, mesmo com as preocupações sanitárias, as viagens de ônibus são as preferidas de 64% dos entrevistados.

A análise levou em conta uma amostra de 1.810 comentários realizados nas principais redes sociais, entre janeiro e setembro de 2020.

5

INSEGUROS Apontam medo de viajar, muitas vezes relacionado ao incômodo gerado por outros passageiros. Dez vezes mais mulheres relataram também medo de “viajar sozinha", devido a assédio em ônibus.

EXECUTIVOS Passageiros que gostam de viajar de ônibus, mais pela produtividade do que pela introspecção, como tomadas nos assentos, WiFi e cabines executivas ou leitos.

4

3

REFLEXIVOS Principal grupo de opiniões positivas, preferem viajar olhando pela janela, ouvindo música ou vendo vídeos no percurso. São considerados os mais saudosistas, em tempos de pandemia.

2

DESCONFORTÁVEL Passageiros que relatam cansaço, desconforto ou enjoo durante longas viagens.

1

EXIGENTES Grupo formado por comentários de pessoas que participaram da discussão sanitária envolvendo ônibus durante a pandemia. Exigem uso da máscara e protocolos de biossegurança.