Muito antes do Brasil ser Brasil, a Bahia já arrancava adjetivos.
Hoje não é diferente, e o sul baiano tem alguns dos destinos mais fotogênicos do estado.
Maitei Hotel/Divulgação
De Porto Seguro ou Teixeira de Freitas, a região se exibe em cenários únicos em praias desertas, piscinas naturais e falésias imponentes.
CUMURUXATIBA
A 210 km de Porto Seguro e a 110 km de Teixeira de Freitas, esse distrito de Prado é um dos últimos litorais intactos da Bahia.
Aliás, Teixeira de Freitas é porta de entrada para quem visita também Prado e Caravelas, de onde saem os barcos para Abrolhos.
ABROLHOS
Esse arquipélago a 70 km da costa é conhecido pelos mergulhos e pela observação de baleias-jubarte, entre julho e novembro.
Projeto Baleia Jubarte
BARRA DO CAHY
Fica em Prado e pode ser combinado em passeios de barco tanto em Cumuru como em Corumbau, a última cidade da cidade, ao lado de Caraíva, já em Porto Seguro.
Entre Prado e a vila de Cumuruxatiba, uma estrada simples à beira mar leva a uma sequência de praias isoladas do extremo sul da Bahia.
No roteiro de cerca de nove praias, o visitante pode chegar de carro ou de bike, passando por faixas de areia aos pés de falésias de até 40 metros de altura.
De Porto Seguro a Trancoso
Após cruzar de balsa o rio Buranhém até Arraial d’Ajuda, é possível seguir de bike por praias como Araçaípe, Mucugê, Pitinga e Taípe, todas em Arraial d’Ajuda.
De Trancoso à Praia do Espelho
Dá para fazer cerca de 20 km, a pé ou de bike, por praias mais isoladas como Itapororoca e Itaquena.
CARAÍVA
A pouco mais de 100 km de Porto Seguro, essa vila de pescadores tem acesso por rio, já que as ruas de areia não permitem a entrada de carros.