Vulcões impressionantes da América do Sul

Essas estruturas geológicas fascinam e causam temor, ao mesmo tempo. Imponentes e imprevisíveis, os vulcões são uns dos cenários mais impactantes do continente.

foto: Eduardo Vessoni

Só o Chile tem cerca de 2 mil vulcões, dos quais 92 são considerados ativos e perigosos. Veja fotos:

foto: Naxsquire Wikimedia Commons

LICANCACABUR

Entre o Chile e a Bolívia, é um dos mais lindos do continente. Está a 5.920 metros e pode ser visto de San Pedro de Atacama ou da Reserva Nacional Eduardo Abaroa.

foto: Eduardo Vessoni

OSORNO

Esse ícone ativo da Região dos Lagos, entre Porto Varas e Porto Montt, está a 2.661 metros, no PN Vicente Pérez Rosales.Tem acesso fácil e vistas panorâmicas do lago Llanquihue e do rio Petrohué.

foto: Eduardo Vessoni

Villarrica

Este vulcão de Pucón é o mais ativo do Chile, segundo o Servicio Nacional de Geología, e também um dos mais turísticos, com atividades como trilhas até o topo (2.848m) e estação de esqui.

foto: Claire Provost/Wkimedia Commons

Calbuco

Terceiro vulcão mais ativo do Chile, fica a 56 km de Porto Varas e tem atividades como trilhas e fontes de águas termais.

foto: Domínio Público

A 30 km do Osorno, no Chile, esse vulcão está a 2.493 msnm e é considerado um dos mais complexos para caminhadas até seu topo.

Puntiagudo

foto: Eduardo Vessoni

Este vulcão argentino é considerado a montanha mais alta da Patagônia, a 4.707 msnm, cujas atividades turísticas partem de Neuquén.

Domuyo

foto: turismo.gob.ar

Misti

A mais de 5.800 msnm, esse vulcão em atividade no sul do Peru, em Arequipa, pode ser alcançado em longas caminhadas que duram dois dias. 

foto: Marpolia/Wikimedia Commons

Ubinas

É o mais ativo do Peru, cujas últimas atividades foram registradas em 2019, na região de Arequipa, no sul do país.

foto: Wikimedia Commons

Ampato

Este vulcão no sul do Peru, próximo a Arequipa, está a 6.288 msnm. É conhecido por ter abrigado por 500 anos a múmia Juanita, corpo de uma garota de 12 anos, usada em ritual de oferenda aos deuses.

foto: Eduardo Vessoni

Fica na Avenida de los Volcanes, no Equador, a 5.897 msnm, e é um dos vulcões ativos mais altos do mundo. 

Cotopaxi

Esse vulcão ativo do Equador, nos Andes Centrais, é a montanha mais alta do país e está a 150 km de Quito.

Chimborazo