Mesmo assim, São Paulo abriga uma espécie de Suíça brasileira (ainda que seja apenas no projeto e nada por ali lembre cidadezinhas aos pés dos Alpes).
Na década de 20, o engenheiro britânico Louis Romero Sanson e o urbanista francês Alfred Agaches davam forma a um projeto urbanístico de uma cidade-satélite em São Paulo, cujo nome era uma referência a Interlaken, destino turístico da Suíça, entre os lagos Thurn e Brienz.
Entre as represas Billings e Guarapiranga, surgia então o bairro Interlagos, na Zona Sul da cidade.
Assim como lembra o historiador Paulo Scali, autor do livro Autódromo de Interlagos, “Louis Romero Sanson comprou o terreno onde fez o aeroporto de Congonhas e também passou a lotear os terrenos em Interlagos”. Segundo histórico da Prefeitura de São Paulo, o projeto pretendia “atrair os mais ricos e abastados moradores da capital”.
Em 1940, a região ganhava o Autódromo de Interlagos, que em maio deste ano completa 80 anos.
SAIBA MAIS: “Autódromo de Interlagos celebra 80 anos”
Interlaken
Localizada no cantão de Berna, essa cidade alpina é um dos destinos turísticos mais visitados da Suíça, escondida entre montanhas icônicas do país, como Eiger e Jungfrau, cujo nome significa “virgem”, em alemão, em referência à neve macia de seus paredões rochosos.
A cidade é ponto de partida para a Jungfraujoch, considerada a estação de trem mais alta da Europa, a mais de 3400 metros de altitude.
Inaugurada em 1912, a estação começou a ser construída em 1896 e é um impressionante projeto da engenharia ferroviária, uma estrada de ferro em zigue-zague que rasga sete km de túneis, entre montanhas nevadas.
VEJA TAMBÉM: “Zürich West é a versão descolada da Suíça”
A estação de trem mais alta da Europa
A Jungfraujoch é um complexo turístico que abriga um observatório astronômico de 1931, o Palácio de Gelo com esculturas feitas sob uma geleira em constante movimento, e o Alpine Sensation com salas que homenageiam a construção da ferrovia.
Entre as opções para aventureiros é possível também fazer passeios em kart de montanha, trilhas de bicicleta e até uma tirolesa sentada com 800 metros de extensão.
É lá do alto que os viajantes descobrem porque os trens e as altas montanhas geladas da Suíça são alguns dos orgulhos nacionais desse discreto e impressionante país do Velho Continente.
A viagem de Interlaken Ost até a estação de trem mais alta da Europa tem duração de 2h30 e cruza cenários como povoados isolados com acesso apenas por vias férreas e o Vale de Lauterbrunnen, inspiração para a saga “O senhor dos anéis”.
A propósito, a Suíça abriga a “maior densidade mundial de trens” e estações como a agitada Zurich Altstetten, em Zurique, chega a receber 2050 trens por dia, segundo o Swiss Travel System.
SAIBA MAIS
Jungfraujoch
www.jungfrau.ch
Site do turismo oficial da Suíça
www.myswitzerland.com
Trens na Suíça
www.sbb.ch
Seja o primeiro a comentar