Nessa espécie de casa flutuante, a sua única preocupação é com o roteiro da viagem.
Cansou das prainhas isoladas do Saco do Mamanguá ou de mergulhar em paredões rochosos de baías isoladas? É só pedir para o capitão acionar os motores (ou as velas, em dias de bons ventos) para seguir até o próximo pedaço de mar exclusivo.
Mas esquece aquela história de que embarcações movidas a vela são exclusividades de celebridades e endinheirados. Em agosto de 2021, a diária de um veleiro para até quatro pessoas, equipado com cabines e cozinha, custava R$ 1.400.
E nem precisa dominar o vocabulário marítimo das palavras sem sentido para quem não domina as técnicas da navegação. Para quem não tem a carteira de habilitação para condução de embarcações, o Arrais, é possível viajar com um skipper, como são chamados os capitães de pequenas embarcações.
LEIA TAMBÉM: “Veleiro em Paraty: confira dicas e tarifas de aluguel”
CONFIRA DICAS
O que é necessário?
Para contratar um charter é necessário ter no mínimo 21 anos e apresentar documentos como RG, CPF e comprovante de residência.
O serviço funciona como em hotéis, com check-in ao meio-dia e retorno no mesmo horário, no dia escolhido para devolução. Por isso, planeje-se para ter tempo suficiente para estar de volta à marina, no horário do check-out.
É possível pilotar o barco?
Apenas quem tiver Arrais Amador ou superior, como é chamada a habilitação especial náutica.
E como alugar um veleiro sem habilitação?
As empresas de aluguel costumam oferecer serviço à parte de skipper, como são chamados os profissionais habilitados para pilotar uma embarcação.
Quantas pessoas cabem a bordo?
Cada embarcação tem uma capacidade específica de pessoas a bordo, cujo limite não pode ser ultrapassado. Em tempos de distanciamento social, empresas estão reduzindo o número de passageiros por barco, por isso é recomendável confirmar os detalhes com a equipe de terra, antes de fechar o aluguel.
É possível levar animais de estimação?
Animais de pequeno porte costumam ser permitidos pelas empresas de aluguel de veleiro.
O que é preciso levar?
O cliente deve levar itens de uso pessoal, assim como provisões para os dias que vai ficar embarcado. No entanto, barcos costumam ser equipados com roupas de cama e banho, além de água doce para o banho e cozinha.
Utensílios de cozinha e produtos mais básicos como temperos, óleo e detergente costumam ser disponibilizados pelas empresas.
Dá para cozinhar no veleiro?
Sim. As embarcações contam com fogão, forno e churrasqueira, além de geladeira e, em alguns modelos, até freezer.
É recomendado levar um cooler adicional com gelo para garantir que tudo fique bem conservado e gelado.
Como é o roteiro?
A rota a ser navegada pode ser definida entre os passageiros e o skipper.
O trecho entre o litoral norte de São Paulo e o sul fluminense tem alguns dos melhores pontos para navegação e ancoragem da costa brasileira.
Não muito longe de São Paulo e com acesso fácil, a partir de São Paulo, a Baía da Ilha Grande é um dos lugares mais exclusivos do litoral sudeste do Brasil. Na Ilha Grande são mais de cem praias, ao longo de 10 enseadas. Já a região de Paraty tem 65 ilhas e algumas centenas de faixas de areia escondidas entre rochas e trechos de Mata Atlântica.
Em São Paulo, é possível fazer um roteiro exclusivo entre Ubatuba e Ilhabela, em praias isoladas dessa região, a cerca de 3h30 da capital paulista.
VEJA VÍDEO
* fonte: Wind Charter
SAIBA MAIS: “Veleiro faz viagem exclusiva entre Ubatuba e Ilhabela, no litoral de São Paulo”
Bom dia, gostaria de mais informações, qual preço por dia, calendário para alugar etc.
Olá, Francisco, obrigado pela sua mensagem.
O Viagem em Pauta é um produtor de conteúdo de notícias de turismo e não comercializa esse tipo de serviço.
Sugiro entrar neste link para contatar a empresa responsável pelo aluguel de veleiro: https://viagemempauta.com.br/2019/12/05/veleiro-entre-ubatuba-e-ilhabela/
Abraços e boas viagens
Por favor, escreva com mais frequência porque eu amo o seu blog. Obrigado!
Eita, que mensagem boa de ler!!!
Valeu e seja sempre bem vind@
Por favor, escreva com mais frequência, porque eu realmente amo o seu blog. Obrigado!