Localizado em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, a 115 km de Curitiba, o Parque Vila Velha é uma área ecológica de 38 km², conhecida por essas formações milenares de arenito que se formaram com a compactação e endurecimento de camadas de areia, há cerca de 300 milhões de anos.
A mais conhecida delas é a estrutura em forma de taça, uma rocha esculpida por anos pela ação das águas, do calor e dos ventos. Não é à toa que o primeiro parque estadual do Paraná, criado em 1966, é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado.
CONFIRA WEB STORIES
VEJA TAMBÉM: “Pesquisadores encontram caverna “perdida” em Minas Gerais, há mais de 100 anos”
PARQUE VILA VELHA
Os Arenitos são a principal atração do parque, mas isso não é tudo.
Um ônibus interno (R$ 24) passa por outros atrativos naturais como a Lagoa Dourada e as Furnas, cavernas verticais de 400 milhões de anos.
Os passeios por ali são autoguiados e podem ser combinados com atividades de aventura, como a tirolesa sobre os 200 metros de vão livre da Furna 2, circuito de arvorismo no Bosque das Araucárias e um roteiro de bike que percorre 22 quilômetros dentro da unidade de conservação.
De acordo com as condições climáticas, nos finais de semana, é possível também fazer um voo balão estacionário, a uma altura de cerca de 15 metros, de onde se tem vista panorâmica dos Arenitos e da paisagem dos Campos Gerais.
Cada voo dura, em média, 10 minutos a uma altura de cerca de 15 metros, que varia de acordo com as condições dos ventos.
LEIA TAMBÉM: “Terra Ronca é o Brasil do tempo das cavernas”
Local excelente, muito visitado por turistas do Brasil inteiro.