Trilhas no parque Caminhos do Mar, em São Bernardo (SP)

Depois de dois anos devidamente dentro de casa, mais office do que home, fiz minha primeira trilha desde que tudo isso começou, em 2020.

E como a regra agora é turismo ao ar livre e perto de casa, a caminhada foi no Parque Estadual da Serra do Mar, no núcleo Caminhos do Mar, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.


A novidade por ali, nem tão nova assim, é a Trilha da Cachoeira da Torre, uma caminhada puxada de nove quilômetros de extensão (ida e volta), por uma antiga rota de acesso à uma torre de transmissão de energia elétrica com vista para o litoral e acesso para um conjunto de pequenas quedas d’água para banho.

Explorada sem controle por anos pela população local, a trilha agora faz parte do trabalho de revitalização a cargo da concessionária Parquetur, empresa que assumiu a gestão da área em junho de 2021, por meio de uma concessão do Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de promover a conservação ambiental.

Trilha da Cachoeira da Torre (foto: Eduardo Vessoni)

Desde então, o local já ganhou estrutura como estacionamento para carros e ônibus, banheiros, sinalização e bebedouros, serviço de monitores e de van para transporte interno dos visitantes na Estrada Velha de Santos e foodtrucks com alimentos e bebidas.

E para cada perfil de visitante, o parque tem diferentes opções, divididas em Roteiro Histórico, Roteiro Ecoturístico e Roteiro Aventura. VEJA VÍDEO

Conheça as trilhas do parque Caminhos do Mar

LEIA TAMBÉM: “9 destinos turísticos para conhecer no interior de São Paulo”



Calçada do Lorena
(Roteiro Ecoturístico)

É uma das principais trilhas do parque, por onde se caminha sobre as pedras que deram origem ao primeiro caminho pavimentado com rochas ligando o planalto ao litoral.

Conhecida como a rota de passagem de mercadorias na época colonial, essa trilha histórica já recebeu figuras como dom Pedro I, que passou por ali em 1822 para proclamar a Independência do Brasil.

Calçada do Lorena (foto: Wikimedia Commons)

distância: 7 km (ida e volta)
duração: 2h
dificuldade: leve


Estrada Velha de Santos
(Roteiro Histórico)

Com oito quilômetros (só ida) de extensão, essa trilha por terreno asfaltado vai de São Bernardo do Campo a Cubatão, cortando a Serra do Mar, que pode ser vista a partir de mirantes cenográficos ao longo do trajeto.

Fechada para tráfego em 1985, a estrada abriga nove monumentos históricos construídos pelo arquiteto francês Victor Dubugras em 1922 para as comemorações dos 100 anos da Independência do Brasil.

Estrada Velha de Santos (foto: Caminhos do Mar/Reprodução)

Recentemente, a Parquetur anunciou um investimento de R$ 4,2 milhões para a restauração de construções como Belvedere Circular, Calçada do Lorena e Rancho da Maioridade, cujas obras serão acompanhadas pela Fundação Florestal e pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

A concessionária prevê trabalhos como remoção de sujeiras e intervenções como restauro do conjunto de painéis em azulejo.

distância: 16 km (ida e volta)
duração: de 2h a 4h
dificuldade: leve


Trilha da Cachoeira da Torre
(Roteiro Aventura)

Trilha da Cachoeira da Torre (foto: Eduardo Vessoni)

Essa é a opção mais exigente do parque, daí o nome alternativo “Trilha dos Sete Morros”, com diversas subidas e descidas por morros de terreno irregular e trechos escorregadios.

A caminhada por estrada de terra é marcada pela diferença de vegetação de Mata Atlântica, com áreas planas de árvores mais baixas, setores descampados (e sem abrigo contra o sol) e mata nebular, conhecida pela neblina densa da Serra do Mar.

“A principal característica dela é passar por vários morros, subindo e descendo altitudes que variam de 740 a 782 metros acima do nível do mar e criam graus de inclinações bastantes acentuados”, descreve Maycon de Oliveira Moraes, líder de monitoria do Parque Caminhos do Mar.

O ponto alto da trilha, literalmente, é o Mirante da Torre, plataforma natural no pé da torre de transmissão de energia que tem vista para a Baixada Santista, de onde é possível ver partes de Cubatão, o porto de Santos e os edifícios do Guarujá.

Dali, são poucos metros de caminhada até piscinas naturais formadas pelas águas do Rio do Ouro e pequenas quedas d’água. Só não espere ver a cachoeira em sua totalidade, cujo véu não é possível ver durante a trilha.

distância: 9 km (ida e volta)
duração: 6h
dificuldade: moderada



VEJA VÍDEO


PARA QUANDO VOCÊ FOR

A Trilha da Cachoeira da Torre só pode ser feita com o acompanhamento de um guia do parque e precisa ser agendada previamente no site.

Já as trilhas da Calçada do Lorena e da Estrada Velha de Santos são autoguiadas e não exigem agendamento.

O parque tem acessos pela pela Estrada Caminho do Mar, km 42 (Alto da Serra – São Bernardo do Campo) e também por Cubatão (Estrada Caminho do Mar, km 50), próximo à Refinaria Presidente Bernardes).

Durante a caminhada, boa parte por área aberta não há local para reposição de água, por isso leve garrafas abastecidas, lanche de trilha, chapéu ou boné, protetor solar e repelente.

SAIBA MAIS
Parque Caminhos do Mar
De 4ª a domingo e feriados, das 8h às 17h
Ingresso: R$ 40
www.caminhosdomar.com.br


Mata Atlântica
O Parque Estadual da Serra do Mar abriga o maior corredor biológico da Mata Atlântica no Brasil, habitat de animais como jaguatirica, bicho-preguiça e o tucano de bico-verde.

Segundo bioma mais ameaçado do planeta, atualmente com apenas 12,4% da floresta original da época da chegada dos portugueses ao Brasil, a Mata Atlântica é um dos biomas brasileiros mais ricos em biodiversidade, conhecido por suas florestas tropicais e pelas baixas e médias altitudes.

foto: Pixabay

A 50 quilômetros da capital paulista, o parque fica no Núcleo Itutinga-Pilões, um dos dez núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar, que abrange mais de 20 cidades paulistas do Vale do Paraíba e do Litoral Norte, como Cunha, Bertioga e São Sebastião.

LEIA TAMBÉM: “Concessionária assume gestão da Cantareira e do Horto Florestal (SP)”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*