Depois de dois anos devidamente dentro de casa, mais office do que home, fiz minha primeira trilha desde que tudo isso começou, em 2020.
E como a regra agora é turismo ao ar livre e perto de casa, a caminhada foi no Parque Estadual da Serra do Mar, no núcleo Caminhos do Mar, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
A novidade por ali, nem tão nova assim, é a Trilha da Cachoeira da Torre, uma caminhada puxada de nove quilômetros de extensão (ida e volta), por uma antiga rota de acesso à uma torre de transmissão de energia elétrica com vista para o litoral e acesso para um conjunto de pequenas quedas d’água para banho.
Explorada sem controle por anos pela população local, a trilha agora faz parte do trabalho de revitalização a cargo da concessionária Parquetur, empresa que assumiu a gestão da área em junho de 2021, por meio de uma concessão do Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de promover a conservação ambiental.
Desde então, o local já ganhou estrutura como estacionamento para carros e ônibus, banheiros, sinalização e bebedouros, serviço de monitores e de van para transporte interno dos visitantes na Estrada Velha de Santos e foodtrucks com alimentos e bebidas.
E para cada perfil de visitante, o parque tem diferentes opções, divididas em Roteiro Histórico, Roteiro Ecoturístico e Roteiro Aventura. VEJA VÍDEO
Conheça as trilhas do parque Caminhos do Mar
LEIA TAMBÉM: “9 destinos turísticos para conhecer no interior de São Paulo”
Calçada do Lorena
(Roteiro Ecoturístico)
É uma das principais trilhas do parque, por onde se caminha sobre as pedras que deram origem ao primeiro caminho pavimentado com rochas ligando o planalto ao litoral.
Conhecida como a rota de passagem de mercadorias na época colonial, essa trilha histórica já recebeu figuras como dom Pedro I, que passou por ali em 1822 para proclamar a Independência do Brasil.
distância: 7 km (ida e volta)
duração: 2h
dificuldade: leve
Estrada Velha de Santos
(Roteiro Histórico)
Com oito quilômetros (só ida) de extensão, essa trilha por terreno asfaltado vai de São Bernardo do Campo a Cubatão, cortando a Serra do Mar, que pode ser vista a partir de mirantes cenográficos ao longo do trajeto.
Fechada para tráfego em 1985, a estrada abriga nove monumentos históricos construídos pelo arquiteto francês Victor Dubugras em 1922 para as comemorações dos 100 anos da Independência do Brasil.
Recentemente, a Parquetur anunciou um investimento de R$ 4,2 milhões para a restauração de construções como Belvedere Circular, Calçada do Lorena e Rancho da Maioridade, cujas obras serão acompanhadas pela Fundação Florestal e pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.
A concessionária prevê trabalhos como remoção de sujeiras e intervenções como restauro do conjunto de painéis em azulejo.
distância: 16 km (ida e volta)
duração: de 2h a 4h
dificuldade: leve
Trilha da Cachoeira da Torre
(Roteiro Aventura)
Essa é a opção mais exigente do parque, daí o nome alternativo “Trilha dos Sete Morros”, com diversas subidas e descidas por morros de terreno irregular e trechos escorregadios.
A caminhada por estrada de terra é marcada pela diferença de vegetação de Mata Atlântica, com áreas planas de árvores mais baixas, setores descampados (e sem abrigo contra o sol) e mata nebular, conhecida pela neblina densa da Serra do Mar.
“A principal característica dela é passar por vários morros, subindo e descendo altitudes que variam de 740 a 782 metros acima do nível do mar e criam graus de inclinações bastantes acentuados”, descreve Maycon de Oliveira Moraes, líder de monitoria do Parque Caminhos do Mar.
O ponto alto da trilha, literalmente, é o Mirante da Torre, plataforma natural no pé da torre de transmissão de energia que tem vista para a Baixada Santista, de onde é possível ver partes de Cubatão, o porto de Santos e os edifícios do Guarujá.
Dali, são poucos metros de caminhada até piscinas naturais formadas pelas águas do Rio do Ouro e pequenas quedas d’água. Só não espere ver a cachoeira em sua totalidade, cujo véu não é possível ver durante a trilha.
distância: 9 km (ida e volta)
duração: 6h
dificuldade: moderada
VEJA VÍDEO
PARA QUANDO VOCÊ FOR
A Trilha da Cachoeira da Torre só pode ser feita com o acompanhamento de um guia do parque e precisa ser agendada previamente no site.
Já as trilhas da Calçada do Lorena e da Estrada Velha de Santos são autoguiadas e não exigem agendamento.
O parque tem acessos pela pela Estrada Caminho do Mar, km 42 (Alto da Serra – São Bernardo do Campo) e também por Cubatão (Estrada Caminho do Mar, km 50), próximo à Refinaria Presidente Bernardes).
Durante a caminhada, boa parte por área aberta não há local para reposição de água, por isso leve garrafas abastecidas, lanche de trilha, chapéu ou boné, protetor solar e repelente.
SAIBA MAIS
Parque Caminhos do Mar
De 4ª a domingo e feriados, das 8h às 17h
Ingresso: R$ 40
www.caminhosdomar.com.br
Mata Atlântica
O Parque Estadual da Serra do Mar abriga o maior corredor biológico da Mata Atlântica no Brasil, habitat de animais como jaguatirica, bicho-preguiça e o tucano de bico-verde.
Segundo bioma mais ameaçado do planeta, atualmente com apenas 12,4% da floresta original da época da chegada dos portugueses ao Brasil, a Mata Atlântica é um dos biomas brasileiros mais ricos em biodiversidade, conhecido por suas florestas tropicais e pelas baixas e médias altitudes.
A 50 quilômetros da capital paulista, o parque fica no Núcleo Itutinga-Pilões, um dos dez núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar, que abrange mais de 20 cidades paulistas do Vale do Paraíba e do Litoral Norte, como Cunha, Bertioga e São Sebastião.
LEIA TAMBÉM: “Concessionária assume gestão da Cantareira e do Horto Florestal (SP)”
Seja o primeiro a comentar