Polenta gigante é atração na Serra Gaúcha

Neste final de semana, nos dias 21 e 22 de maio, Monte Belo do Sul, cidade a 140 km de Porto Alegre (RS), abriga o ‘Polentaço’, conhecido pela preparação de uma polenta gigante de quase uma tonelada.

Durante os dois dias do evento, que este ano acontece em 21 e 22 de maio, são preparados 1,6 toneladas de polenta, algo em torno de 800 quilos do alimento para cada dia do evento.

A 11ª edição do Polentaço é acompanhada de outro evento tradicional desse município a poucos quilômetros da vizinha Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos. É ali que acontece também um inusitado concurso de esculturas feitas com… polenta.

“A polenta mobiliza não só a cidade, mas toda a região. Está ligada com a história das primeiras famílias que chegaram aqui e plantavam milho e pinhão”, explica para a reportagem o secretário de Cultura e Turismo, Álvaro Manzoni.

VEJA VÍDEO

LEIA TAMBÉM: “Vinho com chocolate é uma das atrações inusitadas de Garibaldi, na Serra Gaúcha”

Nessa competição, moradores de comunidades da cidade se juntam para a criação de obras que podem ser feitas não só com polenta, mas também com materiais de sustentação, como madeira, papelão ou até plástico. Em alguns casos é usada também a polenta brustolada, como é conhecida a versão mais queimadinha do alimento.

Na edição de 2019, a última antes do início da pandemia, foram apresentados trabalhos como recriações de uma capela, de uma casinha típica de imigrantes italianos e até de cenas do cotidiano. A depender das dimensões da arte final, cada peça é feita com cerca de 10 quilos de farinha e 40 litros de água.

Os vencedores, eleitos por 15 jurados, ganham um caldeirão para fazer polentas, conhecido como calheira.

Escultura de polenta, em Monte Belo do Sul (foto: Marlove Perin/Divulgação)

Tombo da polenta

Embora o concurso de esculturas tenha sido pensado como algo inusitado desse evento bianual criado por Álvaro Manzoni, ele conta que o “pessoal acha que o diferencial mesmo é o próprio tombo da polenta”.

Para a preparação da polenta servida gratuitamente para a população, os trabalhos começam bem cedo e seguem até às 14h30, quando é feito o tradicional tombo do alimento em um tabuleiro gigante.

Tombo da polenta, em Monte Belo do Sul, no Rio Grande do Sul (crédito: Bárbara Salvatti/Divulgação)

Mas para isso, 12 homens se revezam em turnos para mexer o líquido no caldeirão com imensas espátulas de madeira.

Como explica o secretário de cultura da cidade, “a polenta é feita assim como a que é feita em casa”.

SAIBA MAIS

O 11º Polentaço acontece na praça principal de Monte Belo do Sul, a 17 km de Bento Gonçalves, nos dias 21 (sábado) e 22 de maio, e tem entrada gratuita.

www.visitemontebelo.com.br

CONFIRA FOTOS

VEJA TAMBÉM: “Voo mais longo no Brasil já está no ar”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*