De acordo com a IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos), o tráfego aéreo mundial cresceu 74,2% com relação aos níveis de outubro de 2019.
As companhias aéreas da América Latina, por exemplo, registraram o maior aumento global, cerca de 85,3% do RPK (demanda calculada pelo número de passageiros pagantes em cada etapa de acordo com a distância percorrida).
Não é à toa que as principais companhias aéreas que atuam nos céus do Brasil têm anunciado novidades com frequência.
Durante a temporada de verão, os passageiros contarão com happy hour com cerveja, novos voos do Nordeste para Buenos Aires e até chegada de uma nova companhia aérea de baixo custo.
VEJA NOVIDADES DAS AÉREAS PARA O VERÃO NO BRASIL
JetSmart
No mês passado, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou a operação de mais uma low cost no Brasil.
Desde dezembro de 2022, a JetSmart Airlines opera voos entre Foz do Iguaçu, no Paraná, e Santiago, no Chile, uma viagem de cerca de 3h de duração, sempre às quintas. A empresa opera também os voos RJ– Santiago (4h40) e RJ–Buenos Aires (3h20), em diferentes dias da semana.
Avianca
A partir do próximo dia 10 de janeiro de 2023, em pleno verão no Brasil, terá voo direto de Guarulhos, em São Paulo, para Cartagena, no Caribe colombiano.
Azul
- A partir de 15 de dezembro, passa a conectar São Raimundo Nonato, porta de entrada para a Serra da Capivara, com Petrolina e Recife, ambas em Pernambuco.
- Desde dezembro, opera em 14 municípios do Amazonas, com uma média de 48 voos diários no Estado, como Apuí, Eirunepé, Santa Izabel do Rio Negro, Manicoré e Borba.
- Desde novembro opera o primeiro voo entre Recife (PE) e Montevidéu, no Uruguai. Os dois voos semanais, às quartas e aos domingos, decolam às 10h30 e chegam em Montevidéu às 16h. No sentido inverso, deixa a capital uruguaia às 15h10 e pousa às 19h.
- A partir de 16 de dezembro, Teresina (PI) terá voos diretos para Belém (PA). Com uma conexão imediata de apenas uma hora, será a mais rápida entre o Piauí e os EUA, reduzindo em mais de 5h o tempo de viagem.
- A aérea anunciou também a ampliação do happy hour com cerveja sem custo adicional em viagens das 16h às 22h, às quartas, quintas e sextas.
O serviço será nas rotas de Congonhas e Guarulhos para o Santos Dumont (RJ) e nos voos que partem de Viracopos (SP) para Santos Dumont, Brasília, Confins (MG), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC).
LEIA TAMBÉM: “Praias do Brasil que parecem piscinas”
Latam
- Em dezembro, lançou quatro novas rotas no Brasil: Brasília-Navegantes (SC), Brasília-Uberlândia (MG), Florianópolis (SC) -Santiago (Chile) e Galeão (RJ)-Buenos Aires/Ezeiza (Argentina).
- Até 31 de janeiro de 2023, programou 800 voos extras no Rio de Janeiro, ampliando a conectividade na Ponte Aérea RJ-SP, além de Brasília, BH e Vitória.
- Para a temporada de verão, a empresa anunciou também 400 voos extras em rotas de/para Santa Catarina, como Navegantes-Brasília (86 voos extras) e Navegantes-São Paulo/Congonhas (58 voos extras).
- Até 31 de janeiro de 2023 terá quase 400 voos extras na Bahia, ampliando as opções de Porto Seguro para Guarulhos (89 voos extras) e Congonhas (65 voos extras).
- Com 15 rotas no Ceará de/para Fortaleza, Jericoacoara e Juazeiro do Norte, a empresa terá 200 voos extras para esse estado nordestino, até 31 de janeiro de 2023. Os principais incrementos são nas rotas Guarulhos-Jericoacora e Guarulhos-Fortaleza, ambas com 56 voos extras cada.
- Já em Pernambuco serão quase 300 voos extras no verão, ampliando a conectividade das rotas Recife-Guarulhos (107 voos extras), Recife-Brasília (60 voos extras) e Petrolina-Guarulhos (57 voos extras).
- No verão, a malha internacional da LATAM terá cerca de 450 voos extras do Brasil para o Chile e a Argentina, como os de São Paulo e Rio de Janeiro para Buenos Aires (aeroportos de Ezeiza e Aeroparque).
Para Santiago serão mais de 310 voos extras a partir de Curitiba, Florianópolis, Galeão e Guarulhos. - A aérea anunciou também que, a partir de julho de 2023, começará a operar os voos diretos de 12h de duração, três vezes por semana, de São Paulo para Los Angeles, na Costa Oeste dos EUA.
VEJA TAMBÉM: “Espera de mais de 400 dias para visto dos EUA gera protestos”
Gol
- Desde o fim de outubro disponibiliza novas rotas no Sul do Brasil, como os voos diretos e regulares de Porto Alegre para Curitiba e Florianópolis.
Entre as capitais do Paraná e Santa Catarina, os voos da GOL são diários e duram cerca de 1h15, com saída de Curitiba às 10h30 e pouso às 11h45. Já a volta acontece às 16h40, a partir de Porto Alegre, aterrissando em Curitiba às 17h50. - Na temporada de verão no Brasil, a rota Florianópolis-Porto Alegre também terá um voo diário de ida e volta, a partir de dezembro. O voo G3 2007 decola da capital catarinense às 22h55 e pousa às 23h55, de domingo a sexta-feira. A volta, de segunda a sábado, é com o voo G3 2084, que sai às 6h15 e pousa às 7h20 em Florianópolis.
- Em novembro, a GOL inaugurou o voo Salvador-Paulo Afonso, na Bahia. Serão três frequências semanais de ida e volta, às terças, quintas e sábados.
O voo parte de Salvador às 9h15 (3ª, 5ª e sáb.) e pousa em Paulo Afonso, às 10h35. O retorno acontece nos mesmos dias, às 11h05, e tem pouso programado na capital baiana, às 12h30.
- Em dezembro, a GOL retomou seu voo direto, aos sábados, de Fortaleza (CE) para Miami, no sul dos EUA.
O voo G3 7904 parte da capital cearense às 12h e chega em Miami às 17h50 (horário local). Já o G3 7733 deixa Miami às 21h50 e pousa em Fortaleza às 6h55 do dia seguinte. - Outro trecho internacional retomado é o voo de 5h45 entre Recife (PE) e Buenos Aires, na Argentina, sempre aos sábados.
A decolagem da capital pernambucana ocorre às 12h15 e tem pouso na capital argentina às 18h no Aeroparque. O voo de volta sai de Buenos às 19h e chega no Recife à 00h05. - Desde 3 de dezembro opera também voos para Buenos Aires para outras quatro capitais nordestinas (Salvador, Maceió, Natal e João Pessoa), aos sábados (ida) e domingos (volta).
VEJA TAMBÉM: “Novidades das companhias aéreas nos principais estados do Brasil”
Seja o primeiro a comentar