Não é de hoje que a big band ‘Nomade Orquestra’ percorre o mundo.
Sua música autoral com influências do funk70, jazz, dub e afrobeat vai do Jardim Zaíra, em Mauá, a Bedum, na Holanda; de Tóquio a… Vênus.
Mas dessa vez, a ‘viagem’ vai ser no quintal de casa.
A partir do próximo dia 20 de abril, a banda fará um tour por sete cidades do ABC paulista, onde foi criada em 2012, para celebrar uma década de estrada, cujo aniversário foi adiado para 2023 por conta da pandemia.
Nessa temporada inédita, o grupo passará por cidades do ABC onde nunca havia se apresentado antes, como Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, São Caetano e Diadema, revisitando também cidades emblemáticas em sua carreira, como Santo André, São Bernardo do Campo e Mauá.
Para o contrabaixista Ruy Rascassi, um dos fundadores da banda, é uma oportunidade única de espalhar a música pela região, que ainda sofre com a falta de espaços para shows.
“Com esse tour, quebramos essa barreira e levamos a música instrumental para esses lugares, desmistificando essa parada de música instrumental elitizada”, descreve Ruy para o Viagem em Pauta.
LEIA TAMBÉM: “Músicas inspiradoras para viajar”
Porém, a ‘Nomade Orquestra’ é mais do que uma banda de reconhecimento da mídia e crítica mundiais, é também uma difusora cultural da arte-educação, por meio de oficinas culturais e debates entre o grande público e comunidades periféricas.
Por isso, além desse shows, o tour contará com workshops ministrados por seus integrantes, que encabeçarão encontros temáticos sobre flautas do mundo, produção independente e até ilustrações criativas, um dos destaques da identidade visual da banda.
“Tenho observado que o ABC tem sido um celeiro de talentos e de trabalhos que mesclam várias linguagens, onde moram pessoas que se interessam por músicas do mundo, uma das características da Nomade”, diz a saxofonista e flautista Ana Eliza Colomar, a primeira mulher a tocar no grupo e uma das mais novas integrantes dessa big band.
Tanto os shows como as oficinas têm entrada gratuita.
VEJA PROGRAMAÇÃO DE SHOWS
LEIA TAMBÉM: “Artistas dão dicas de discos para viajar em casa”
‘Nomade Orquestra Tour 10 Anos’
entrada: gratuita
duração: 80 minutos
classificação: Livre
20 de abril (quinta-feira), às 19h
Teatro Elis Regina (Av. João Firmino, 900 – Assunção, São Bernardo do Campo)
A oficina de ilustração criativa com Victor Fão acontece às 13h e tem inscrições meia hora antes do evento.
6 de maio (sábado), às 18h30
UFABC – Universidade Federal do ABC (Av. dos Estados, 5001 – Bangú, Santo André)
A oficina de improvisação livre com Luiz Eduardo Galvão tem inscrições no local, meia hora antes do evento.
7 de maio (domingo), às 11h
Fundação das Artes de São Caetano do Sul (R. Visc. de Inhaúma, 730 – Oswaldo Cruz, S. Caetano do Sul)
O workshop de produção independente com Ruy Rascassi terá inscrições no local, meia hora antes do evento.
A banda se apresenta também em Ribeirão Pires (1º de junho) com show e a oficina ‘Descomplicando a Bateria’ com Guilherme Nakata; Rio Grande da Serra (4/6) com show e oficina de flautas do mundo com Ana Eliza Colomar; Mauá (15/6) com show e oficina de ritmos do mundo com Raphael Coelho; e Diadema (22/6) com show e oficina de fast sample com Beto Malfatti.
Até o fechamento deste texto, os locais dessas apresentações não tinham sido divulgados.
ABC paulista
Essa big band do ABC paulista não é novidade por aqui.
Em 2019, a ‘Nomade Orquestra’ cedeu gentilmente algumas de suas músicas para o vídeo que o Viagem em Pauta fez na Chapada dos Veadeiros. Tão potente quanto as cachoeiras daquele destino goiano, a trilha conta com faixas como ‘Jardins de Zaíra’ e ‘Garuda’.
Assim como definiu Ruy Rascassi, em depoimento para o Viagem em Pauta, “uma boa música para se viajar é aquela que te leva a lugares sem te tirar do lugar”.
“A música instrumental também tem esse poder de ser meio subjetiva. Quando você ouve [uma música] e não tem uma voz guiando, são as melodias que te levam para essa viagem.”
Ruy Rascassi
Em outras palavras, o som da ‘Nomade Orquestra’ é música para viajar em casa, na cachu ou em qualquer uma dessas estradas que levam a destinos distantes.
Atualmente, a banda é formada por Ruy Rascassi (baixo), Guilherme Nakata (bateria), Marcos Mauricio (teclado), Luiz Galvão (guitarra), Beto Malfatti (sax, flauta e mpc), Marco Stoppa (trompete), Bio Bonato (sax barítono) e Victor Fão (trombone).
Em 2014, a ‘Nomade Orquestra’ lançou no Brasil seu primeiro disco (‘Nomade Orquestra’) e, dois anos mais tarde, ganhou o mundo com o lançamento internacional pelo selo inglês FarOut Recordings.
Desde então, circulou pelas principais cidades do Brasil e já fez turnês em países como Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Bulgária, Polônia e Dinamarca.
O grupo lançou também os discos ‘Entremundos’ (2017), ‘VoxPopuli & Vox Machina’ Vol.1 (2019) e ‘Na Terra das Primaveras’ (2022).
VEJA TAMBÉM: “Viagens épicas que valem a pena conhecer”
Seja o primeiro a comentar