Comprou pacote da Hurb? Saiba o que fazer

Após vender pacotes de viagens com datas flexíveis e preços acessíveis, durante a pandemia, a plataforma Hurb tem tido dificuldades para atender a todos os clientes.

Assim como explica o site Reclame Aqui, o retorno das atividades do turismo pós-pandemia veio também com aumentos nos preços praticados por empresas de hospedagens e companhias aéreas e “não estão casando com os valores vendidos pela Hurb”.

Em nota, o Reclame Aqui informou que os “hotéis não estão recebendo pelos custos devidos” e os “pacotes não estão sendo entregues como contratado”.


Mesmo com a renúncia do CEO e fundador da Hurb, João Ricardo Mendes, no final do mês passado, a empresa ainda tem tido problemas para fazer marcações de viagens, adiamentos e cancelamentos de voos.

O resultado não poderia ser mais desastroso para esse momento delicado de retomada de uma das indústrias mais afetadas pela crise sanitária que paralisou o mundo, em 2020. De acordo com dados coletados pelo Instituto Reclame Aqui, já são mais de 20 mil reclamações no site, entre janeiro e março de 2023.

Entre os motivos de reclamações dos consumidores, ainda segundo o instituto, estão “estorno do valor pago”, “descumprimento de prazo” e “atraso no reembolso por cancelamento”.

foto: Chuks Spotting/Flickr-Creative Commons

Em posicionamento oficial, a Hurb informou que se tratam de pacotes promocionais e por esse motivo “não é possível garantir uma data específica para a viagem no momento da compra” e os “voos e o hotel da viagem são definidos de acordo com a disponibilidade do tarifário promocional”.

Por outro lado, o Reclame Aqui Informou em nota enviada ao Viagem em Pauta que, mesmo quando cumpridos os requisitos, “muitos consumidores afirmam na plataforma que não têm recebido as confirmações das viagens por vários motivos”.

Entre as regras de utilização dos pacotes da Hurb estão “prazo de utilização de até 2 anos” (exceto nos meses de alta temporada); preenchimento de formulário para o envio de três datas de preferência, com espaço mínimo de 5 dias entre elas; e envio do formulário com antecedência mínima de 60 dias da data da primeira sugestão de data da viagem.

Leia posicionamento da Hurb.



O que fazer se você comprou um pacote da Hurb

A primeira orientação é procurar os canais oficiais da empresa pelo site. Assim como informou o Reclame Aqui, a Hurb também disponibilizou conteúdo completo sobre cancelamentos.

Se você tiver informações suficientes sobre voo e reservas de hospedagem, tente contato antecipado diretamente com as empresas. Por isso, guarde documentos que comprovem falha na prestação do serviço, como contratos, comprovantes de pagamento, conversas e e-mails.

Caso não consiga retorno pelos caminhos oficiais, procure o Reclame AQUI e registre uma reclamação ou busque outros canais de proteção ao consumidor.

Caso sua reclamação não tenha sido atendida, a plataforma sugere entrar com uma ação judicial, a fim de resguardar os seus direitos.

Por meio do Juizado Especial Cível, de forma gratuita e sem a necessidade de um advogado em causas de até 20 salários mínimos, é possível exercer os seus direitos, seja para exigir o cumprimento do contrato e/ou ter reparado qualquer dano material ou moral que eventualmente a falha na prestação do serviço possa tenha causado.

Veja outras sugestões do Reclame Aqui neste link.

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1 Comentário

  1. Eu fiz a compra de um pacote pela Hurb, viagens com datas flexiveis, como não foi possivel fazer a reserva na data que me foi enviada, deixei o valor como créditos, e agora não consigo usar meus créditos em outra compra.

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