Despacho de bagagem e controle de segurança são alguns dos procedimentos que mais tomam tempo de um passageiro em um aeroporto.
Porém, recentemente, quem embarca no BER, aeroporto da capital alemã, Berlim, ganhou uma facilidade. E gratuita.
O BER Runway é um serviço que permite reservar um horário específico para passagem individual pelos controles de segurança do Terminal 1, reduzindo assim seu tempo de espera.
“Isso significa que agora [os passageiros] podem planejar a duração de sua estadia no aeroporto com mais precisão e, assim, garantir que sua viagem seja menos estressante”, analisa Thomas Hoff Andersson, diretor de operações da Flughafen Berlin Brandenburg GmbH.
Thomas acredita também que esse é um “passo importante para o aumento da digitalização dos processos” e “permitirá otimizar ainda mais todos os processos no interesse de nossos passageiros daqui para frente”.
Como funciona
As reservas do BER Runway são feitas no site ou no aplicativo BER, de 72 horas a 1h antes da partida para voos dentro da Comunidade Europeia ou de 72 horas a 1h30 antes da partida dos outros voos.
Os slots são oferecidos dentro de uma janela de tempo de 60 a 360 minutos antes da partida do voo, cujo número deve ser fornecido pelo usuário, ao reservar o novo serviço.
Apesar da facilidade, é importante que os viajantes cheguem com tempo suficiente para realizar o check-in e despachar a bagagem antes de acessar a pista do BER.
Segundo nota da empresa responsável pela administração do aeroporto, a companhia aérea recomenda que todos os passageiros estejam no respectivo terminal 2,5 horas antes da partida.
VEJA TAMBÉM: “Arte de rua em Berlim, uma das capitais mundiais do grafite”
Berlim inaugura novo aeroporto
O Berlin Brandenburg “Willy Brandt” airport (BER) foi inaugurado no final de 2020, após nove anos de atraso nas obras.
O mais novo aeroporto de Berlim tem capacidade anual para até 43 milhões de passageiros e terá três terminais, dos quais o T5 fica nas dependências do antigo Schönefeld, aeroporto remodelado para abrigar o BER.
Sob um teto de 50 mil m², um dos destaques é o projeto arquitetônico do aeroporto, uma longa fachada de vidro no centro do complexo e colunatas de concreto nas laterais, projetadas por Meinhard von Gerkan, Hubert Nienhoff e Hans Joachim Paap.
O primeiro espaço inaugurado foi o Terminal 1, um edifício de oito níveis, considerado o maior terminal do BER e endereço da estação “Flughafen BER – Terminal 1-2”.
No total, o T1 tem dez ilhas de check-in e 118 balcões, além de 36 postos de controle de segurança para passageiros que partem e mais cinco para passageiros em trânsito.
CONFIRA FOTOS
VEJA TAMBÉM: “30 anos depois, Muro de Berlim ainda é atração turística na Alemanha”
Seja o primeiro a comentar