Entre os dias 19 e 21 de setembro, a capital paulista terá a 1ª Mostra Brasileira de Filmes Polares, cuja programação traz ao público títulos que abordam temas que vão além do trabalho científico nos extremos do planeta.
Um dos destaques é o documentário “Rota Polar”, em que os velejadores Beto Pandiani e Igor Bely relatam a travessia da Passagem do Noroeste, em um barco sem motor, entre junho e setembro de 2022.
Essa estratégica via marítima acima do Círculo Polar Ártico é ponto de partida para Pandiani e Bely refletirem sobre as mudanças climáticas que têm alterado a dinâmica humana, em diferentes partes do mundo.
“Dos 300 barcos que até hoje realizaram a travessia pela Rota Polar, apenas quatro não tinham motor, e o Igloo foi um deles”, conta Beto Pandiani, em referência ao catamarã sem motor, usado pela dupla.
LEIA TAMBÉM: “Antártica ou Ártico? Conheça os extremos do planeta”
A programação segue com outras preciosidades como “As aventuras de Igor na Antártica” um registro de 1987 que conta a história de um garoto que viaja até o continente, fazendo amizade com os animais; e “A Redescoberta das Ilhas Barros”, filme sobre a jornada do único historiador brasileiro na Antártica.
Entre as produções estrangeiras da mostra estão os uruguaios “62º Sul”, em que Gabriel González aborda a solidão de quem passa uma temporada na Antártica; e “Uruguay Antártico 360º”, de Leo Scarone, primeiro documentário uruguaio filmado em 360°.
Por meio da Educação e da divulgação científica, a mostra é parte do programa de atividades de divulgação das ciências polares financiada pelo CNPq, com o apoio do Instituto Principia de Física Teórica, da UFABC, e do Grupo de Pesquisa Intera.
MOSTRA DE CINEMA
“1ª Mostra Brasileira de Filmes Polares”
19 de setembro (terça-feira)
“Exploração Antártica no Século XXI: A Redescoberta das Ilhas Barros”
de João Paulo Barbosa
“Manu Tere – Uma Odisseia na Antártica”
de Marcelo Bosi
“62º Sul, Un Documental en Busca del Espíritu Antártico”
de Gabriel González (Uruguay)
“O Continente dos Extremos”
de Eduardo Barros
20 de setembro (quarta-feira)
“Crônicas do Fim do Mundo”
de Renato Falzoni
“Uruguay Antártico 360º”
de Leo Scarone (Uruguay)
“As Aventuras de Igor na Antártica”
de Jorge Bodansky
“Criosfera 1 (10 anos de Ciência no Centro da Antártica)”
de Heitor Evangelista
21 de setembro
“Rota Polar”
de Tocha Filmes
VEJA TAMBÉM: “Como é uma viagem turística na Antártica”
SAIBA MAIS
1ª Mostra Brasileira de Filmes Polares
Domo Digital do Instituto Principia de Física Teórica
Rua Pamplona, 145 – São Paulo/SP
Dias 19/9 (das 18h30 às 20h30); 20/9 (das 16h30 às 18h30); e 21/9 (das 18h30 às 20h30).
Os ingressos são gratuitos e devem ser reservados pelo site do evento ou nos links a seguir: 19 de setembro / 20 de setembro / 21 de setembro
Seja o primeiro a comentar