Serasa dá dicas para planejamento de férias de verão

Não basta só definir destino, arrumar as malas e sair por aí. É preciso planejamento.

Em pesquisa recente, a Serasa divulgou dados sobre os hábitos dos brasileiros na hora de planejar as próximas férias de verão.

Realizada em parceria com o instituto Opinion Box, a pesquisa ‘Planejamento Financeiro para as Férias de Verão’ revela que 92% dos entrevistados consideram muito importante fazer uma programação das finanças na hora de cair na estrada.


Uma dica, por exemplo, é comparar preços dos serviços antes do período da viagem. Na medida do possível, adiantar as despesas, comprando passagens e fazendo reservas de hospedagens com antecedência, também pode ajudar a economizar.

“Quem começa a economizar, estudar os passeios e já fazer compras dos ingressos e passagens de forma antecipada, tem ainda mais tranquilidade para aproveitar as viagens sem dores de cabeça”, sugere Clara Aguiar, especialista em educação financeira da Serasa.

travel documents and necessities
foto: Taryn Elliott / Pexels.com

Assim como também aponta a pesquisa, 3 em cada 10 brasileiros já se endividaram devido a uma viagem de férias. Por isso, Clara avisa que “o controle com as finanças não deve ser deixado de lado”.

Para ela, ferramentas de organização financeira, como planilhas, aplicativos ou até mesmo o bom e velho caderninho ajudam na hora de anotar todos os gastos. E isso é válido não só para os mais altos, como passagens aéreas e hospedagem, mas também para aquele inocente sorvetinho na praia.

LEIA TAMBÉM: “Conheça os destinos do Brasil mais procurados em 2024”



Planos para as férias de verão

A pesquisa apontou também que, no período 2023/2024, 4 em cada 10 brasileiros têm intenção de viajar, cujos planos começaram a ser feitos nos últimos seis meses, segundo 63% dos entrevistados.

Dos 36% dos respondentes que afirmaram ter intenção de viajar nos próximos meses, 16% pretendem fazê⁻lo ainda neste mês de dezembro. Já 13% dizem se planejar para janeiro e 7% para fevereiro.

A maior parte pretende gastar acima de R$ 2 mil com as férias, seja em dezembro, janeiro ou fevereiro, cujo orçamento será utilizado, especialmente, para alimentação e passeios. Os valores, em geral, serão divididos entre os viajantes ou pagos integralmente por uma única pessoa.

miniature airplane and hand of person over drawn map
Andrea Piacquadio / Pexels.com

Enquanto quase 50% querem ir para destinos de sol e praia, em dezembro, apenas 26% vão para o interior. Ainda assim, os entrevistados se dividem entre “viajar para outras cidades do meu Estado” (48%) e para outros estados brasileiros (47%).

Já, em janeiro, a situação muda. 62% buscam “sol e praia” e apenas 17% pretendem ir para o interior.

A pesquisa realizada em novembro entrevistou de forma online 6.667 pessoas acima de 16 anos, de todas as classes sociais e regiões do Brasil.

LEIA TAMBÉM: “Destinos nacionais que os brasileiros (ainda) não conhecem”


Destinos do Brasil mais procurados em 2024

Em outra pesquisa divulgada pela plataforma Booking.com, brasileiros deram pistas dos destinos nacionais preferidos para 2024, segundo a quantidade de reservas.

Curiosamente, entre as tendências para o próximo ano, nenhuma delas está em regiões litorâneas do país, como se costuma esperar em se tratando de viajantes brasileiros.

Olímpia, destino famoso pelos parques aquáticos e águas termais, a 440 quilômetros da capital paulista, está entre os mais buscados, seguido de Foz do Iguaçu (PR) e Petrópolis (RJ).

3 voo de helicoptero
foto: Acervo Parque Nacional do Iguaçu

Seguindo o desejo de interiorização, as mineiras Poços de Caldas e Ouro Preto são outros destinos para 2024. Por outro lado, o turismo em capitais deve acontecer em Brasília (DF), conhecida por seu turismo cívico e arquitetônico, e Teresina (PI), banhada por dois rios que cortam a cidade: Poti e Parnaíba.

A lista fecha com Blumenau (SC), sede de edifícios de arquitetura inspirada na Alemanha e da Oktoberfest, famoso festival alemão regado à cerveja.

No site do Viagem em Pauta, você encontra mais detalhes sobre a pesquisa.

VEJA TAMBÉM: “Destinos no Brasil mais procurados para passar o Réveillon”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*