Em um país com 14 nacionalidades e 18 povos indígenas, nada mais normal que Otavalo, a “Capital Intercultural do Equador”, seja também endereço da maior feira de artesanato da América do Sul.
A província de Imbabura, no norte do país, guarda a Plaza de Ponchos, onde o milenar povo Kichwa Otavalo, de origem estimada entre 300 e 700 anos a.C., segue produzindo seus famosos artesanatos têxteis.
Aquele colorido mundo andino é conhecido, oficialmente, como Mercado Centenario e é considerado a maior feira artesanal da América do Sul, onde expositores locais vendem tecidos, roupas, chapéus, bolsas, toalhas de mesa e quadros.
VEJA TAMBÉM: “Como é a Avenida dos Vulcões, no Equador
Embora aconteça também durante a semana, essa feira ao ar livre se agita aos sábados, quando o comércio se estende pelas ruas transversais com mais de três mil expositores, em tendas (‘callambas’) que tomam toda a cidade.
A atual estrutura da praça data de 1972, porém, essa feira histórica acontece desde 1870, quando o então presidente Gabriel García Moreno decretou a venda de artesanato no local, aos domingos.
Em seu início, o mercado reunia pessoas de diferentes culturas da Amazônia, das serras e da costa equatorianas, que faziam comércio a base de troca com produtores de Otavalo. Porém, atualmente, a cidade recebe comerciantes de todo o país e de vizinhos, como Peru e Bolívia.
Até hoje, o artesanato é a base da economia dos Kichwa Otavalo, um dos maiores grupos étnicos de Otavalo.
Com pouco mais de 100 mil habitantes, o Cantão de Otavalo tem cerca de 50% da sua população de origem indígena, daí sua forte ligação com a arte tecelã que remete ao período pré-inca.
A população local também mantém fortes ligações com o Vulcán Imbabura, formação a 4.640 metros de altitude que pode ser vista, a partir do mirante do lago San Pablo, conhecido pelas margens com totora, planta nativa aquática da região.
Mercado Centenario/Plaza de Ponchos
ONDE
A feira principal acontece no centro de Otavalo, nas ruas Sucre e Salinas, e tem entrada gratuita.
COMO CHEGAR
Otavalo fica a 90 km de Quito, aproximadamente, uma viagem de cerca de duas horas. Os ônibus saem do Terminal Terrestre de Carcelén, ao norte da capital equatoriana.
QUANDO
Diariamente, das 7h às 18h.
LEIA TAMBÉM: “O dia em que Charles Darwin visitou o Brasil”
Seja o primeiro a comentar