Voz de “cabrito assustado” deu origem ao Pato Donald, que faz 90 anos

Neste domingo, 9 de junho, o mal-humorado Pato Donald completa 90 anos desde a sua primeira aparição.

Com sua inconfundível voz e seu clássico traje de marinheiro, o personagem criado por Walt Disney já estrelou mais de 150 curtas-metragens e filmes desde que apareceu pela primeira vez, no curta-metragem A Galinha Esperta, lançado em 9 de junho de 1934.

A partir daí, os animadores e roteiristas passaram a criar inúmeras situações que acentuavam a personalidade inconstante do enérgico, rabugento e temperamental Donald.

Divulgação

LEIA TAMBÉM: “Quem foi a mulher que inspirou Pica-Pau descer Niagara Falls num barril”

Em fevereiro deste ano, a Disney já havia anunciado a campanha comemorativa “Donald 90”, que teve a Bahia como o primeiro destino das celebrações.

A ação inédita, em pleno Carnaval de Salvador, levou o personagem para conhecer Salvador e participar do maior evento de rua do mundo, cujo anfitrião local foi o cantor e compositor Carlinhos Brown.

A ação aconteceu no Candeal, bairro de origem de Brown, nos principais pontos turísticos da cidade e no “Camarote Brown by Licia Fabio”, no sábado de Carnaval, quando o cantor vestiu um look exclusivo no trio elétrico inspirado no personagem.

foto: Divulgação

VEJA TAMBÉM: “Como é a Rota dos Contos de Fadas, na Alemanha”

Em 2022, a companhia aérea Azul divulgou um de seus aviões inspirados também no personagem.

O Airbus A320neo tematizado foi o terceiro da “Frota Mais Mágica do Mundo”, uma campanha para o aniversário de 50 anos do Walt Disney World Resort.

A aeronave para 174 passageiros é usada em voos domésticos, em mais de 40 cidades do Brasil, e foi a terceira da série temática, que atualmente conta com personagens como Mickey e Minnie Mouse, Margarida e o Pateta.

E já que o assunto aqui é viagem, uma dica para os fãs de Pato Donald é Alô, Amigos, longa-metragem de 1942 que mistura cenas reais e animação para contar a história da viagem de Donald pela América do Sul, onde o personagem Zé Carioca faz sua primeira aparição.

Dividido em quatro histórias independentes, o filme tem Pato Donald visitando o Lago Titicaca, entre o Peru e a Bolívia; o aviãozinho Pedro, em sua primeira viagem para Mendoza, fugindo do temido Aconcágua; Pateta nos pampas argentinos; e Zé Carioca com Donald, no Rio de Janeiro, ao som de canções como Aquarela do Brasil e Tico-tico no Fubá.

2rd
Chegada do avião do Mickey em Belo Horizonte (foto: Luís Alberto Neves/Divulgação)

LEIA TAMBÉM: “Por dentro do avião da Azul inspirado no Pato Donald”


Confira curiosidades do Pato Donald

1. O nascimento do Donald
No início da década de 1930, o renomado voice actor Clarence Nash criava sons de animais na rádio e fez uma recitação nervosa da música “Mary Had a Little Lamb” com uma voz que parecia ser de um “cabrito assustado”.

Walt Disney decidiria então que aquele seria o pato falante da empresa. Desde então, Nash passou a fornecer sua voz única ao Pato Donald, até sua morte em 1985.

2. O pato mestre de cerimônias
Em 1958, Donal foi coapresentador da cerimônia do Oscar® ao lado do lendário comediante Bob Hope, os atores Jack Lemmon, James Stewart e David Niven, e a atriz Rosalind Russell.

3. Na América Latina
Dois curtas-metragens levam Donald a uma viagem memorável por diferentes países do continente:
Alô, Amigos (1943) e Você já foi à Bahia? (1945) narram as aventuras do personagem na região.

No livro Donald Duck Sees South America, publicado nos Estados Unidos, em 1945, o pato da Disney também viaja pela América Latina, passando pelo Brasil, Equador, Colômbia e Argentina.


4. Acúmulo de funções
Ao longo de sua história, Donald já foi jardineiro (O Jardim de Donald, 1942), chef de cozinha (Donald, O Cozinheiro, 1941), golfista (O Jogo de Golfe de Donald, 1938), apicultor (Honey Harvester, 1949), limpador de janelas (Window Cleaners, 1940) e até professor de matemática (Donald no País da Matemágica, 1959).

5. Superestrela
Em 9 de agosto de 2004, Donald foi imortalizado na lendária Calçada da Fama de Hollywood, na Califórnia (EUA), com uma estrela que leva seu nome.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*