A temporada 2024/2025 do Programa Bandeira Azul terá 38 praias e 11 marinas recomendadas ao Júri Internacional, porém, cinco novas praias concorrem pela primeira vez.
Criado para conscientizar a população e gestores públicos na proteção de ambientes marinhos, o programa é um selo internacional que certifica águas doces e marinhas de todo o mundo, a partir de determinados critérios de preservação e educação ambientais.
Na prática, isso quer dizer que a praia deve apresentar excelente qualidade da água, serviço constante de limpeza e medidas apropriadas de segurança, como guarda-vidas disponíveis de acordo com o número de usuários.
Praias do Rio e Santa Catarina
Das 38 indicações, cinco novas praias concorrem pela primeira vez, todas elas no Rio de Janeiro (Praia de Tucuns, em Búzios, e Lagunar Caiçara, em Arraial do Cabo; e em Santa Catarina (Praia Central, em Balneário Piçarras, e Praia das Cordas, em Governador Celso Ramos).
Além disso, as praias da Bacia da Vovó e da Saudade, em Penha, retornam após terem perdido a bandeira e entrarem, novamente, na disputa. Na temporada passada, 42 locais receberam o selo, sendo 31 praias e 11 marinas.
Atualmente, o litoral do Brasil tem 25 faixas de areia certificadas pela excelência em suas águas, a maioria delas em Santa Catarina (16), seguidas pelo Rio de Janeiro (4) e Bahia (3). Até São Paulo tem uma faixa de areia com o selo Bandeira Azul, a Praia do Tombo, no Guarujá.
Em nota enviada ao Viagem em Pauta, a Embratur informou que a decisão final sairá em setembro, em Copenhague, na Dinamarca.
SAIBA MAIS: “Segurança e qualidade da água marcam praias do Brasil com selo Bandeira Azul”
Seja o primeiro a comentar