Dia da montanha-russa: veja curiosidades e recordes

Esse ícone dos parques de diversão nem sempre foi do jeito que estamos acostumados a ver.

As chamadas “montanhas voadoras” teriam surgido, obviamente, na Rússia, no século 15, quando trenós de madeira eram usados para as pessoas deslizarem em colinas cobertas de neve. Dali para frente, o brinquedo só iria ladeira abaixo (e acima também).

Para celebrar o Dia Internacional da montanha-russa, neste 16 de agosto, o Viagem em Pauta leva você para um circuito pela história dessa invenção que todo mundo ama ter medo.

imagem: Domínio Público

A brincadeira ficou tão famosa que, anos mais tarde em 1784, seria inaugurado um brinquedo com carruagens que subiam e desciam pequenas colinas por meio da força da descida inicial, na russa São Petersburgo.

Logo, a Europa veria surgir carros com rodas sobre trilhos em outras partes do continente, como em Seia (Portugal) e Belleville (Paris).

LaMarcus_Adna_Thompson
Domínio Público

No entanto, não demoraria muito para o pai da montanha-russa estadunidense, o empresário LaMarcus Adna Thompson, patentear o primeiro brinquedo do gênero, cuja invenção foi inaugurada em Coney Island, em Nova York, em 1884.

Ao longo da vida, esse inventor de Ohio registraria cerca de 30 invenções relacionadas às montanhas-russas, como os “passeios gravitacionais” que ofereciam uma visão panorâmica do cenário ao redor, dando origem às montanhas-russas.

Mas essa concorrida atração dos parques de diversões está cada vez mais arrojada. Tem a mais alta, a que dá mais voltas, a mais longa e até uma com vista para um dos cenários naturais mais famosos do Japão.


Conheça as montanhas-russas mais diferentes do mundo

A mais alta
(Nova Jersey – EUA)

O parque Six Flags Great Adventure abriga a Kingda Ka, a mais alta do mundo, com 139 metros de altura, e a mais rápida da América do Norte, cuja pista em U dá ao usuário a sensação de despencar de um edifício de 45 andares.

A uma velocidade de mais de 200 km/h, o visitante conclui o circuito de quase um quilômetro, em 50 segundos.

2RD_Kingda Ka_Reprodução
Kingda Ka (foto: Reprodução)

A mais rápida
(Abu Dhabi – Emirados Árabes Unidos)

A 20 minutos do aeroporto, o Ferrari World é endereço da Formula Rossa, que atinge 240 km/h em apenas 4.9 segundos.

Inspirado no Autódromo de Monza, na Itália, seu percurso de pouco mais de dois quilômetros de extensão dura 1m32s e atinge altura máxima de 52 metros, o equivalente a um edifício de 15 andares.

Formula Rossa (foto: Creative Commons)

A mais longa e a mais alta de trilho único
(Los Angeles – EUA)

A montanha-russa da Mulher-Maravilha (Wonder Woman Flight of Courage, em inglês) fica no Six Flags Magic Mountain, tem cerca de um quilômetro de extensão, 40 metros de altura – o equivalente a um prédio de 13 andares – e atinge uma velocidade de 93 km/h.

Montanha-russa da Mulher-Maravilha (foto: Divulgação)

A mais íngreme
(Fujiyoshida – Japão)

Apesar de já ter uma concorrente indoor, no Nickelodeon Universe, em New Jersey (EUA), a Takabisha é a mais íngreme do mundo, por conta de sua queda a um ângulo de 121 graus.

Localizada no parque Fuji-Q Highland, tem 1.004 metros de extensão, percorridos em 2m50s, a uma altura de 43 metros e velocidade de 100 km/h. Mas o melhor mesmo é o visual desse parque japonês com vista para o Monte Fuji.

Takabisha (foto: Reprodução)

A mais longa
(Kuwana – Japão)

O Nagashima Spa Land tem cerca de 60 atrações e é considerado o maior parque de diversões do Japão, cujas principais atrações são as… montanhas-russas.

O destaque é a Steel Dragon 2000, brinquedo com 2.479 metros, o que faz dela a mais extensa do mundo. O brinquedo é também o segundo mais alto do gênero, 97 metros de altura.

File source: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Steel_Dragon_2000.JPG
Steel Dragon 2000 (foto: Creative Commons)

Com mais voltas
(Staffordshire – Reino Unido)

A The Smiler, no parque Alton Towers, tem 14 loopings e é considerada a montanha-russa com o maior números de inversões.

A uma velocidade de até 85 km/h, chega a 30 metros de altura e tem 1.170 metros de extensão.

The Smiler (foto: Reprodução)

Com música
(Orlando – Estados Unidos)

O Universal Studios Florida abriga a Hollywood Rip Ride Rockit, que sobe a 90 graus, a uma altura equivalente a 17 andares.

Mas essa não está nesta lista apenas pela altura, mas pelo serviço extra oferecido. Ao apertar o cinto, o visitante pode escolher a trilha sonora que vai ouvir, com gêneros de músicas como pop, rap, rock, country e eletrônico.

Hollywood Rip Ride Rockit (foto: Divulgação)

De madeira
Nessa categoria, dois parques estão empatados na categoria “montanha-russa de madeira mais alta do mundo”.

A T Express fica no parque Everland, na Coreia do Sul, e a Wildfire, no Kolmården Wildlife Park, na Suécia, ambos com 56 metros de altura e a mais de 100 km/h.

Wildfire (foto: Creative Commons)

LEIA TAMBÉM: “Hopi Hari faz 25 anos: veja fotos históricas”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*