Entre os dias 17 e 30 de outubro acontece, em São Paulo, a 48ª Mostra Internacional de Cinema que, em 2024, homenageia o cinema indiano com filmes e participações de diretores, atores, produtores e distribuidores da Índia.
Por isso, o pôster dessa edição é assinado pelo cineasta indiano Satyajit Ray, diretor, artista gráfico, compositor, roteirista, publicitário, escritor e editor, entre outras funções desse profissional multidisciplinar, morto em 1992.
LEIA TAMBÉM: “‘Motel Destino’, novo filme de Karim Aïnouz, é reencontro com o Brasil”
O cineasta das “experiências indiana e universal”, nas palavras da atriz Audrey Hepburn, antes de entregar o Oscar honorário para Ray, no mesmo ano de sua morte, terá sua filmografia veiculada na Mostra, como o icônico “A Canção da Estrada” (1955), primeiro filme dirigido por Ray e que inaugura uma trilogia descrita como uma das séries mais luminosas da história do cinema, seguido por “Aparajito” (1956) e “O Mundo de Apu” (1959).
O trabalho de direção de Ray poderá ser visto também em “O Covarde” (1965), que retrata a perda de um amor, e “O Herói” (1966), que mostra a interação entre um ator e uma jornalista durante uma viagem de trem.
O público da Mostra Internacional de Cinema poderá ver também filmes inéditos no Brasil, como o indiano “All We Imagine as Light”, de Payal Kapadia, e o alemão “Dying”, de Matthias Glasner, além de trabalhos de cineastas aclamados como David Cronenberg (“The Shrouds”), Hong Sang-Soo (“By the Stream”), Leos Carax (“It’s Not Me”) e Alain Guiraudie (“Misericordia”).
VEJA TAMBÉM: “Como é o cinema ao ar livre do Museu da Língua Portuguesa”
Seja o primeiro a comentar