Rota Jesuítica é Paraguai longe dos estereótipos

O Paraguai é daqueles destinos turísticos que podem frustrar. Sobretudo, aqueles que ainda acreditam nas velhas e equivocadas imagens de que o país se resume a turismo de compras de… produtos falsificados.

A duas horas de avião de São Paulo, Assunção é a porta de entrada para uma viagem de volta ao tempo, em cidades como Bella Vista, Hohenau e Obligado.

A própria capital paraguaia já é um fervo cultural, mas, dessa vez, nosso destino é o sul do Paraguai, a versão europeia do país.

Emoldurada por ruínas do período colonial, a Rota Jesuítica é um circuito histórico que recria a passagem da Companhia de Jesus, a famosa ordem religiosa dos jesuítas, por povoados em meio às selvas sul-americanas.

SENATUR/Reprodução

Paraguai jesuítico

As ruínas que você vai conhecer nesta matéria são conhecidas como Missão de Nossa Senhora da Encarnação de Itapúa, na atual cidade de Encarnação. A Pérola do Sul, como a região é conhecida, é considerada a Capital da Rota dos Jesuítas, onde se localizam as belas missões de Jesus de Tavarangué, de 1685, e a da Santíssima Trindade do Paraná, de 1705.

No Paraguai, das sete construções que ainda estão de pé, essas duas são Patrimônio Mundial pela UNESCO.

A poucos quilômetros de cidades como Bella Vista, Obligado e Hohenau, essa última fundada pela primeira leva de imigrantes alemães na região, no final do século 19, o visitante encontra os restos do que um dia foram as reduções guaraníticas mais famosas da Companhia de Jesus, presente na região entre 1609 e 1768.


Misión Jesuítica Jesús de Tavarangue

Embora seja considerada uma das mais completas do urbanismo jesuítico, com mais de três mil indígenas, Tavarangüe é uma missão que não foi terminada, daí o nome em guarani ‘povoado não concluído’, devido à expulsão dos jesuítas pelos espanhóis, em 1767, que começaram a achar que aquele Estado dentro de outro Estado estava se tornando, excessivamente, independente.

Abandonada na época, a região guarda hoje construções bem conservadas, como a antiga e imponente igreja espanhola com detalhes árabes, influência do período de invasão dos muçulmanos na Península Ibérica, restos do colégio jesuítico que “ensinava” a cultura européia aos locais e a Plaza Mayor, símbolo da organização urbanística espanhola presente em todas as cidades colonizadas pela Espanha.

Jesús de Tavarangue (foto: Eduardo Vessoni)

Santísima Trinidad del Paraná

É considerada a mais importante dos 30 povoados de todas as reduções da região, incluindo as do Brasil, e abriga a imponente praça principal, uma igreja, o colégio jesuítico e restos dos pavilhões que serviam como residências das famílias de índios das hierarquias mais elevadas.

Fundada em 1706, essa missão se destaca pelos frisos de anjos, na Iglesia Mayor, desenhada pelo arquiteto Juan Bautista Prímoli, e pela torre que fica a uma certa distância da Iglesia Menor.

O atrativo abriga também um museu, em uma das salas que serviram de sacristia durante os trabalhos jesuíticos, cujo acervo preserva as peças que sobraram dos diversos saques que o local sofreu enquanto esteve abandonado.

Santísima Trinidad del Paraná (foto: Eduardo Vessoni)

Paraguai alemão com sabor de mate

Bella Vista, um das cidades de origem alemã que formam as Colônias Unidas, fica a 46 quilômetros de Encarnación e é considerada a capital da erva mate, devido às fábricas do produto que estão instaladas na região.

O hábito paraguaio de carregar sob o braço uma garrafa térmica com cubos de gelo, água (ou até refrigerante) e um copo com mate obriga algumas empresas a produzir toneladas diárias do produto. Por isso, desde 1992, o dia 11 de outubro é celebrado como o Dia Nacional da Erva Mate.

A cidade está a 230 quilômetros de Ciudad del Este e a 400 quilômetros ao sul de Assunção, capital do Paraguai.


SAIBA MAIS

Ruínas de Jesús de Tavarangüe
Ruta 6, em direção a Ciudad del Este, km 30

Fica no departamento de Itapúa, a cerca de 40 quilômetros da cidade de Encarnación, na fronteira com a Argentina.

Diariamente, das 7:00 às 18:00.

As imperdíveis visitas noturnas com projeção de video mapping 3D acontecem de quarta a domingo, às 20:00 (verão) e às 18:00 (inverno).

Ruínas de Santísima Trinidad del Paraná
Ruta 6, em direção a Ciudad del Este, km 28.

Diariamente, das 7:00 às 19:30 (verão) e das 7:00 às 18:30 (inverno). Já as visitas noturnas com show de luz e música acontece de quarta a domingo, às 21h (verão) e às 19:00 (inverno).

* informações cedidas pelo site oficial de turismo no Paraguai

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*