Peru tem aumento de 71% no número de turistas brasileiros: veja destinos

O vizinho Peru é endereço de um dos destinos da América do Sul mais cobiçados por turistas. Mas muito além da cidade perdida dos incas, Machupicchu, o país tem atrativos para todos os estilos de viajantes.

E os brasileiros sabem disso.

Segundo a PROMPERÚ, órgão de promoção do turismo local, entre janeiro e julho de 2024, cerca de 107 mil brasileiros desembarcaram no país, um aumento de 71% em relação ao mesmo período de 2023. Com esses números, o Brasil fica na 5ª posição da lista dos mercados emissores de turistas internacionais para o Peru.

Em nota enviada ao Viagem em Pauta, a Promperú informou que os números superam os níveis pré-pandemia. Em 2019, no mesmo período, por exemplo, foram 100.167 turistas brasileiros.

Promperú/Divulgação

Uma das contribuições para o aumento é a conectividade aérea entre os dois países, com a disponibilidade de 186 voos diretos, partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília rumo a Lima.

Em outubro, começa a ser operado o voo de Curitiba (PR) para a capital peruana, facilitando assim o acesso de turistas do Sul do Brasil, assim como a rota Porto Alegre-Lima, quando forem retomadas as operações no aeroporto Salgado Filho, na capital gaúcha.

De acordo com Silvia Seperack, conselheira econômica e comercial do escritório da PROMPERÚ no Brasil, os aumentos são reflexos do trabalho de aproximação, facilitação e promoção realizado pelo governo do Peru, e ações como a Perú Week, onde operadores de turismo e companhias aéreas promoveram ofertas de viagens e foram feitas capacitações de profissionais do setor.


Destinos mais visitados no Peru

Turismo de aventura, cultural, histórico e gastronômico são algumas das opções de viagens temáticas no Peru.

Lima, com seus restaurantes premiados mundialmente, é endereço dos apaixonados por gastronomia. Já para quem gosta de cultura e história, não faltam igrejas, conventos, edifícios coloniais e sítios arqueológicos.

Machu Picchu (foto: Eduardo Vessoni)

SAIBA MAIS: “Trilha Lares é versão alternativa para chegar em Machu Picchu”

Segundo a pesquisa Perfil do Turista Estrangeiro (2023), realizada pelo Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru, os destinos peruanos preferidos pelos brasileiros são: Lima, devido aos atrativos culturais e gastronômicos; e Cusco, porta de entrada para Machupicchu e o Vale Sagrado.

Ali, por exemplo, é possível fazer trilhas na Qhapaq Ñan, sistema de estradas incas com trechos como o que vai do Vale Sagrado à cidadela de Machupicchu.

A lista de destinos mais procurados por brasileiros segue com Ica, com atrativos como as Linhas de Nasca e a Reserva Nacional de Paracas; e Puno, endereço do Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo.

Os mais aventureiros contam com novidades, como o voo Lima-Áncash, inaugurado no meio do ano. O destino é conhecido pelos trekkings com vistas espetaculares de Huascarán, a montanha mais alta do Peru, e a cordilheira Huayhuash, lagos de cor turquesa como Llanganuco.


VEJA VÍDEOS

LEIA TAMBÉM: “Universidade do Peru reconstrói rosto de múmia de 500 anos”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*