Basta dizer o nome desse destino, ao sul da capital de Pernambuco, para vir à mente as coloridas jangadas que seguem por águas calmas até piscinas naturais.
Mas Porto de Galinhas é muito mais do que isso.
Esse distrito do município de Ipojuca fica a 50 quilômetros do Recife, aproximadamente, e é conhecido pela praia homônima que recebeu esse nome durante a proibição do comércio escravo, no final do século 19, cujos escravizados eram escondidos sob engradados de galinhas d’Angola.
“Tem galinha nova no porto” era a senha para avisar os locais da chegada de nova carga humana.
Atualmente, o destino é um dos endereços turísticos mais procurados pelos brasileiros.
LEIA TAMBÉM: “7 praias no Brasil que parecem piscinas”
Porto de Galinhas
Um dos passeios mais populares, depois das jangadas, claro, é o De Ponta a Ponta, um tour de bugue, entre Muro Alto e Maracaípe, com duração que varia de duas a seis horas.
São 22 quilômetros de passeio, aproximadamente, passando por praias, como a da Camboa, a nove quilômetros ao norte de Porto de Galinhas, e a cênica Pontal de Maracaípe.
Aliás, nesse bairro vizinho de mar com ondas boas para surfistas, a dica é desacelerar nas jangadas de madeira entre o manguezal com águas de tons que vão fazer você mudar sua opinião sobre esse mal compreendido ecossistema.
Os passeios têm de 40 a 50 minutos de navegação até o encontro do rio Maracaípe com o mar, fazendo paradas no interior do manguezal. Na volta, não deixe de visitar a Vila de Todos os Santos, uma espécie de versão miniatura do Quadrado de Trancoso, na Bahia.
Em 2019, o distrito ganhou o Farol Porto de Galinhas, uma torre com 14 metros de altura e vista panorâmica da região.
A seis quilômetros do centro do distrito fica a Praia do Cupe, a última faixa de areia do litoral norte de Porto de Galinhas, ideal para prática de surfe ou apenas contemplação, por conta das ondas fortes. Do outro lado fica o Pontal do Cupe, com águas mais calmas e frequentada por famílias.
Cansou da vista no nível do mar?
Porto de Galinhas pode ser explorado também do alto, em sobrevoos de paramotor, acompanhado com um instrutor.
Por questões de segurança, o passeio, que pode ser contratado na Praia de Maracaípe, depende das condições do vento e do tempo no dia da saída.
E, no final, as coloridas jangadas seguem por águas calmas…
VEJA VÍDEO
Quando ir
O turismo em Porto de Galinhas costuma ser movimentado durante o ano todo, porém setembro e outubro são os melhores meses para visitar o destino, considerados média estação, cujas atrações costumam estão menos lotadas.
Como chegar
Do aeroporto da capital pernambucana a viagem de carro dura menos de uma hora, via BR-101 Sul e Rota do Atlântico (PE-060), que também dá acesso a Cabo de Santo Agostinho e à Praia dos Carneiros, em Tamandaré.
SAIBA MAIS: dicasportodegalinhas.com.br
Seja o primeiro a comentar